Vereador Júlio Filho solicita que Prefeitura de Caicó realize vacinação contra Brucelose

O vereador Júlio Filho (MDB) solicitou que os médicos veterinários do município façam a vacinação contra a Brucelose para os pequenos produtores rurais. Júlio Filho disse que a vacinação é de suma importância uma vez que pode ser transmitida ao ser humano, causando patologias severas, como febre contínua, intermitente ou irregular; cefaleia, sudorese profusa, calafrios, artralgias, depressão, perda de peso e mal-estar generalizado, complicações osteoarticulares – sendo a mais comum a sacroilite; infecções geniturinárias, sendo a orquite e a epididimite as mais comuns, além de casos de aborto em mulheres; ou seja, é uma preocupação de saúde pública.

Pode ser transmitida para o ser humano por contato com escoriações ou feridas na pele com tecidos animais, sangue, urina, secreções vaginais, fetos abortados e, especialmente, placentas; ingestão de leite cru e produtos lácteos (queijo não pasteurizado) provenientes de animais infectados.

A contaminação também ocorre entre os animais, por exemplo, um reprodutor infectado pode ser o grande disseminador da enfermidade.