Silvanilson: do Lixão para o CERES da UFRN

Morador do bairro Frei Damiao, um dos mais carentes de políticas públicas de Caicó, Silvanilson dos Santos viu seu nome na lista dos aprovados pelo Sisu para o Curso de Geografia da UFRN, Ceres de Caicó.

Aos 30 anos Silvanilson confirmou ao Blog do Marcos Dantas ter feito o ENEM pela primeira vez, e foi selecionado entre os candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.

A história de vida de Silvanilson, por si só já é sinônimo de superação. Logo cedo, a exemplo de quase todos os seus amigos de infância do bairro Frei Damião o destino lhe colocou no lixão municipal. Lá, dos 9 aos 18 anos de idade, ao lado de outros familiares teve a missão de separar materiais recicláveis em um ambiente sem quaisquer condições de dignidade, e tirar dali o sustento da família.

Atualmente trabalha, também como catador de materiais recicláveis, porem em uma fábrica da cidade e com condições bem diferentes da oferecida pelo lixão.

Sua vida começou a ter uma reviravolta depois que conheceu a professora Lucinete Costa (saudosa memória), uma das maiores entusiastas da Educação de Jovens e Adultos do Seridó. Lucinete, de acordo com Silvanilson foi uma grande incentivadora para que ele voltasse a estudar.

“Eu terminei o ensino fundamental em 2012 e só voltei a estudar em 2019 no Senador Guerra. Foi graças aos professores do EJA que vou cursar o ensino superior, nunca desista de seus sonhos! Eu trabalho o dia todo como catador de material reciclável, mas mesmo com todas as dificuldades eu não desisti e agora com ajudar dos meus professores eu voltei a sonhar”, comemorou.

Fonte Marcos Dantas

Fotos blog Marcos Dantas