Secretário de Saúde da PB prevê para agosto início da vacinação de Covid-19 para o público em geral

A Paraíba deve começar a vacinar a população paraibana de forma ampla, que corresponde às pessoas sem comorbidades entre 18 e 59 anos, a partir de agosto deste ano.

A previsão é do secretário estadual da Saúde Geraldo Medeiros, que declarou nesta quarta-feira (12) que isso será possível caso o atual ritmo de vacinação seja mantido em todo o estado.

Assim, apesar do otimismo com relação a essa nova fase da imunização, há esse alerta de que, para tanto, será necessário que o cronograma apresentado pelo Ministério da Saúde seja cumprido à risca.

Atualmente, a Paraíba está na segunda fase da imunização. Depois de imunizar os profissionais de saúde e os idosos a partir de 60 anos, estão sendo vacinados agora pessoas com comorbidades, grávidas e puérperas e pessoas com deficiência.

A terceira etapa, cuja previsão é que seja iniciada no próximo fim de semana, inclui “atividades ocupacionais com riscos elevados de contaminação”. É depois desta próxima etapa que a vacinação da população em geral será iniciada.

Geraldo Medeiros explica que essa fase será feita em ordem decrescente de faixa etária. Iniciando-se com as pessoas de 59 anos e sendo reduzido pouco a pouco, a partir da demanda de vacinas, até se chegar aos 18 anos.

Vale registrar que entre as atividades ocupacionais com riscos elevados de contaminação estão professores, motoristas de ônibus, aeroviários, metroviários, entre outros.

Fonte G1 PB