São Paulo é o primeiro estado brasileiro a ter 50,73%, mais da metade da população, vacinada contra a Covid-19

O Estado de São Paulo se tornou nesta segunda-feira o primeiro do País a ter mais da metade da população (50,73%) vacinada ao menos com a primeira dose contra o coronavírus. Na capital, mais de 70% dos adultos também já receberam a primeira aplicação de algum imunizante, de acordo com a Secretaria Municipal da Saúde.

Mais cedo, o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, afirmou que já existe um plano para que o Estado comece a revacinar em 17 de janeiro do próximo ano. A data marca o aniversário da imunização no País, que começou com a enfermeira Mônica Calazans, e a ideia é seguir “a prerrogativa das vacinas para vírus respiratórios, como o da gripe”.

Ao Estadão, Gorinchteyn explicou que a “revacinação” deverá ser com apenas uma dose e usar a Butanvac, ainda em fase de testes, mas produzida no Brasil pelo Instituto Butantan e sem depender do envio de IFA (ingrediente farmacêutico ativo) externo. Ele também admitiu que o modelo exato ainda está sendo estudado, mas adiantou que provavelmente seguirá a mesma ordem prioritária e contemplará toda a população adulta, independente da primeira dose administrada.

“Mesmo que se criem grupos prioritários, a progressão do cronograma seria muito mais rápida”, prometeu Gorinchteyn.

Fonte: Estadão