Sabugiense, aluno do IFRN, é contemplado com bolsa atleta do Governo Federal

O paratleta Sali Elias de Medeiros, aluno de Licenciatura de Física do IFRN em Caicó, e técnico em Agropecuária na Escola Agrícola de Jundiaí/UFRN, é agricultor, do Município de São João do Sabugi RN  e foi contemplado com Bolsa Atleta em programa do Governo Federal, por meio do Ministério da Cidadania, conforme critérios fixados na legislação e atos normativos.

Sali da Barra, como é conhecido, iniciou no esporte paraolímpico em 2018. Sali teve a 3ª colocação no Ranking Brasileiro na sua categoria F43 no lançamento Disco, e com este mérito fez a inscrição em busca da bolsa.

Sali da Barra destaca sobretudo o apoio do IFRN para êxito da sua Educação e também no Esporte. Ele ingressou naquela instituição como aluno de Licenciatura em Física, em 2018, e a partir disso surgiram novas oportunidades.

“Quando entrei no atletismo paraolímpico o professor Saulo Azevedo responsável pelos treinamentos buscou o apoio do IFRN para que eu pudesse participar de competição a nível regional e nacional, então, teve sucesso o apoio até hoje” diz ele

Sua primeira competição foi em Natal RN e tratava-se de uma seletiva para evento esportivo em Maringá, no Paraná. Sali conquistou 3 medalhas de ouro na competição, mas por problemas de saúde com sua mãe, acabou não indo ao Paraná. No ano seguinte, em 2019, conquistou medalha de bronze em competição Norte/Nordeste, realizada em João Pessoa PB, e ainda em 2019 ganhou três medalhas de ouro nas Paraolimpíadas Universitárias em São Paulo, SP.

” Fiquei muito mais feliz ao deixar nosso IFRN no lugar mais alto do pódio, e isso gerou um grande incentivo para a continuação no esporte. Depois disso, passei a treinar com mais frequência, tanto com os equipamentos de competições que são o disco, o dardo e o peso, como também a parte de musculação, trabalhando na academia com o objetivo de fortalecimento muscular, para favorecer as competições” disse Sali.

Em 2019, Sali participou de competição de veteranos em Natal e conseguiu medalha de bronze.  No ano passado, na competição anual Norte/Nordeste realizada em Recife, PE, conquistou duas medalhas de bronze.

“Com a 3ª colocação do ranking Brasileiro na minha categoria F43 tive a oportunidade de fazer inscrição no Bolsa Atleta, Programa do Governo Federal e fui selecionado com a concessão dessa Bolsa, que é um bom incentivo para as despesas necessárias do atleta” comemora Sali da Barra

O Bolsa-Atleta é um programa do Governo Federal, gerido pelo Ministério da Cidadania, que visa garantir a manutenção pessoal aos atletas de alto rendimento que não têm patrocínio. O programa dá as condições necessárias para que eles se dediquem ao treinamento esportivo e possam participar de competições que permitam o desenvolvimento de suas carreiras. O atleta se inscreve no programa e, se for selecionado pelo Ministério da Cidadania, passa a receber mensalmente, pelo período de um ano, um auxílio financeiro creditado em conta.

O benefício é destinado a praticantes do desporto de rendimento em modalidades olímpicas e paralímpicas, e também nas modalidades vinculadas aos Comitês Olímpico e Paralímpico Internacionais. Também serão consideradas as modalidades não-olímpicas e não-paralímpicas para a concessão do benefício pleiteado por atletas de reconhecido destaque, nas categorias estudantil, nacional ou internacional.

Fotos: rede social do atleta

Fonte: Blog Quartinho Informativo da BarraCaixa.gov.br/esportes