Projeto favorece animação nas aulas com Stop Motion

“Stop Motion: Animação para sala de aula” é o novo projeto de Mara Macedo, graduanda em História (UFRN), que ensina professores a fazer pequenos vídeos para tornar a sala de aula mais atrativa, destacando a importância das práticas educativas digitais.

Mara Macedo é caicoense, apaixonada por cinema, poesia, gosta de escrever, de ler e de criar mundos. “Amo o sertão e o entendo como uma prática, uma vivência, e me inspiro nessa ideia para produzir os meus pequenos vídeos”, diz a criadora do projeto Homem Amarelo.

A proposta do projeto “animação para sala de aula” é, em quatro encontros, inspirar professores e alunos a criarem pequenos vídeos em stop motion, como forma de dinamizar e deixar as aulas mais atraentes. Os quatro vídeos ficarão disponíveis no canal do YouTube Mara Macêdo, com endereço na bio do Instagram @homem.amarelo . “Para fazer os vídeos, só é preciso um celular com câmera, uma boa ideia e acesso a internet”, destaca Mara.

O interesse pela técnica Stop Motion surgiu ainda na infância, através de filmes como “O Estranho Mundo de Jack”, “Mary & Max: uma amizade diferente” e “A Fuga das Galinhas”. Ela confessa também ter tido inspiração para produzir arte com os professores Muirakytan Macêdo, Helder Macedo e Francisco Félix, além das referências internacionais de Adam Elliot e Tim Burton.

Recentemente, Mara Macêdo ganhou a premiação do júri popular do Festival Seridó Cine, com a animação “Cadeira na área”, uma homenagem a sua avó. Outro vídeo em Stop Motion foi destaque no Fórum Festa de Sant’Ana – Patrimônio Cultural Brasileiro.

Fonte @caicocriativa