Potiguar Café Filho, ex-presidente do Brasil, é homenageado com busto em Natal

O Departamento de Patrimônio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult/Funcarte) anunciou a conclusão da escultura em bronze do ex-Presidente natalense Café Filho (1899-1970).

O busto foi modelado e executado pelo artista Eri Medeiros, com recursos da Prefeitura de Natal. Pintor e escultor com mais de 20 anos de carreira, Eri Medeiros trabalha com escultura em vários materiais, mas também faz bustos sob encomenda.

Ele é o único na região a trabalhar com todo o processo de moldagem e fundição do bronze, a partir da técnica milenar conhecida como “cera perdida”. A mesma usada por Da Vinci. A retratação da imagem de Café Filho foi baseada em fotografia, moldada em cera refratária e depois em bronze.

A ideia partiu de uma emenda parlamentar do vereador Ney Lopes Júnior, acatando uma sugestão do jornalista e empresário Felinto Rodrigues, um entusiasta do político e ex-governador do RN. A emenda prescreveu, mas a Funcarte seguiu com a obra.

O natalense Café Filho foi o 18.º presidente do Brasil e governou de 24 de agosto de 1954 a 8 de novembro de 1955. Também foi o 13.º vice-presidente do país entre 1951 e 1954.

Segundo informações da Secult, a prefeitura ainda irá consultar entidades sobre o melhor lugar para a colocação da peça. “Agora é encontrar o melhor lugar para colocar a escultura do ex-presidente, vamos ouvir entidades como o Instituto Histórico”, comentou o secretário de cultura Dácio Galvão, em sua rede social.

Informações/foto do site Típico Local