“Mãos que Abraçam” tem segunda edição neste sábado na zona Oeste em Caicó com a presença do prefeito Dr. Tadeu

A Prefeitura Municipal de Caicó, através da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (SEMTHAS) e Grupo de Mulheres Flor de Cactos da Associação de Promoção Humana do bairro João XXIII, estão executando o Projeto “Mãos que Abraçam”.

“Nessa época de pandemia, não é só a saúde que é atingida, mas a economia. Tem mais pessoas desempregadas e em vulnerabilidade social e precisamos apoiar essas famílias. A fome não espera”, afirma o prefeito Dr Tadeu.

O objetivo é promover o acesso a Suplementação Alimentar e Nutricional das famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

“Não é assistencialismo, mas as pessoas estão com fome. O projeto está contemplando, inicialmente, a Zona Oeste da cidade, por três dias na semana, com um cardápio que varia com canja, mungunzá e sopa”, detalha a Secretária de Assistência Social, Waldimary Costa, que esteve presente juntamente com o secretário adjunto de sua pasta, Rodolfo Lopes.

Os bairros onde a ação está sendo executada são: Paulo VI, João XXIII, João Paulo II, Frei Damião, Walfredo Gurgel e Barra Nova.

A Cáritas Diocesana está ajudando ao projeto com o trabalho de doze mulheres da igreja, que fazem a comida a ser entregue às famílias. Para uma das voluntárias, D. Lúcia, a experiência é gratificante: “é um trabalho muito bonito, o nosso grupo atua há quatro anos e estamos felizes em poder cozinhar para quem precisa. É um ato de amor”, declara a voluntária do projeto.

A seleção dos beneficiários do Programa é feita por meio de encaminhamentos das famílias assistidas pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), com prioridade para os que têm cadastro no Programa Bolsa Família ou que possuem Número de Identificação Social (NIS).

Também são contempladas famílias que têm em sua estrutura familiar idosos, pessoa com deficiência ou gestantes. As famílias recebem semanalmente o número de porções nutricionais, referente ao total de membros da família cadastrados.