Live Diálogos Culturais especial celebra 117 anos do Teatro Alberto Maranhão

Para marcar os 117 anos do Teatro Alberto Maranhão, a Fundação José Augusto promoveu nesta quarta-feira, 24, uma edição especial da live Diálogos Culturais no Instagram @culturarn, sobre o prédio histórico da cultura norte-rio-grandense.

O diretor do TAM Ronaldo Costa falou sobre o processo de retomada das atividades do teatro, após a finalização das obras de restauração do equipamento cultural.

Ele destacou que o Teatro está passando por uma restauração com acompanhamento do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, de forma que, garante sua preservação histórica.

Sobre previsão de conclusão, Ronaldo Costa afirmou que acredita ser neste ano de 2021.

“Estamos em via de conclusão de restauro. Temos a caixa cênica pela frente, mais alguns meses, mas, eu acredito mesmo que, neste ano o Teatro Alberto Maranhão é devolvido ao povo do RN”  enfatizou o diretor Ronaldo.

A atual gestão do Governo encontrou apenas 5% das obras do TAM executadas e entraves que dificultaram o andamento do cronograma. O projeto anterior continha erros técnicos que exigiram adequações e um exemplo disso é a não inclusão da reforma da caixa cênica do teatro.

A atual gestão autorizou e o projeto foi desenvolvido por dois especialistas; os subprojetos de iluminação cênica, sonorização, vestimenta e mecânica cênica foram orçados e aprovados pelo Iphan.

O Teatro Alberto Maranhão é localizado no bairro da Ribeira, na cidade de Natal RN.

Com informações de @culturarn e Papo Cultura.

Foto FJA