Levantamento aponta Caicó com 12,7% de infestação predial do mosquito da Dengue

O Centro de Controle de Zoonoses -CCZ da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no período de 12 a 16 de abril deste ano, o Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti – LIRAa, que identifica o índice de infestação predial do mosquito que é transmissor da Dengue, Zica e Chikungunya.
De acordo com os dados, Caicó está com índice de 12,7%, o que aponta para o risco de surto de dengue.
Com as informações, a Secretaria de Saúde determinou que seja realizado pelos Agentes de Endemias nas residências, o tratamento de água com larvicida, eliminação de larvas do mosquito e ações educativas nos bairros onde o índice está elevado, já a partir desta segunda (03), são eles: Nova Caicó, Salviano Santos, Acampamento, Paulo VI, Adjunto Dias, Nova Descoberta e Jardim Satélite. Nos demais, as ações ocorrem a partir do dia 10 de Maio.

O coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, Luciélio Henrique disse que os agentes irão reforçar o trabalho de conscientização junto à população. “É preciso consciência por parte das pessoas, principalmente neste período de chuva. Tem que verificar se no interior da casa ou no quintal, tem algum depósito acumulando água parada sem a proteção devida, pois 72% dos focos estão em depósitos rasteiros”.