Instituto Riachuelo pretende investir em bordado e artesanato do Seridó

O êxito do projeto Pró-sertão, que beneficia oficinas de costura instaladas no semiárido potiguar, através de parceria estabelecida entre o Sebrae no RN, parceiros locais e o grupo Guararapes inspirou uma parceria com o recém-criado Instituto Riachuelo.

O propósito do projeto é fomentar oficinas de costura, grupos de bordadeiras da região do Seridó e de artesãos, alavancando a produção e a comercialização dos seus produtos em todo o país.

Na manhã desta sexta-feira (26) o diretor do Instituto Riachuelo, empresário Gabriel Rocha Kanner, e a empresária Anne Rocha, estiveram reunidos com o diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto.

O jovem empresário paulista lembra que a missão do Grupo Riachuelo é transformar vidas por meio da geração de emprego e renda.

“Estamos construindo em conjunto com o Sebrae um grande projeto com impacto para o RN, sobretudo no interior do estado em três segmentos: o das oficinas de costura, elevando, ainda mais, o nível dos fornecedores e preparando-os para serem mais competitivos; o bordado da região do Seridó, que é referência nacional com a conquista do selo IG (Indicação Geográfica) e pode ser trabalhado para ser vendido nacionalmente, e o terceiro é o artesanato presente em todo o estado, o qual pretendemos apoiar o desenvolvimento de novos produtos e dos próprios fornecedores, que podem alavancar o interior do estado, gerando emprego e renda, dando mais oportunidade para os trabalhadores”, afirma Gabriel.

A ideia da parceria, segundo Gabriel Rocha, é aproveitar a cadeia de valor do grupo Guararapes para potencializar os pequenos negócios, tanto na área da produção como da comercialização dos seus produtos.

“Está em nosso radar fazer a comercialização desses produtos, seja em lojas físicas ou no Marketplace, o que a gente chama de vitrine infinita, porque não há um limite de exposição de produtos e podem ser vendidos online”, atesta o empresário.

Sobre o bordado, o empresário considera uma obra de arte, e está convencido que irá encantar seus clientes.

“Os bordados são obras de artes que, da mesma forma que nos encantou, tenho certeza que vai encantar os nossos clientes”, acredita Gabriel.

Informações e foto: @caicocriativa e Agência Sebrae RN