Guia do Pensamento Computacional orienta pais a utilizarem atividades educativas com as crianças em tempos de pandemia

A aluna do Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE-IMD-UFRN), Soraya Roberta dos Santos Medeiros, desenvolveu o Guia do Pensamento Computacional que propõe uma orientação para os pais ou responsáveis que estão em casa com seus filhos e buscam atividades educativas para fazerem com as crianças. O projeto contou com a orientação dos professores Dra. Cibelle Amorim Martins (CE-UFRN) e Dr. Charles Andrye Galvão Madeira (IMD-UFRN), e com a diagramação da aluna do curso de Turismo (UFRN), Carolina Dietrich.

O material tem como foco ensinar os pilares (decomposição, abstração, reconhecimento de padrões e algoritmos) do Pensamento Computacional (PC). Também busca ajudar a desenvolver competências como a cooperação, o raciocínio lógico, a produção, interpretação e leitura de textos, o senso crítico e criativo diante de problemas que englobam desde a realização de atividades cotidianas às atividades escolares.

Segundo Soraya, o guia permite que os pais possam trabalhar o Pensamento Computacional através de atividades desplugadas, que não se utilizam de equipamentos eletroeletrônicos, usando recursos que dispõem em casa. Possibilita também que pais que não possuem condições de pagar um curso sobre essa estratégia consigam atingir os mesmos objetivos que os que possuem.

Guia do Pensamento Computacional está disponível para toda a comunidade no link.