Governo do RN lança Plano Estadual de Redução da Mortalidade Materna e na Infância

Nas redes sociais a Governadora Fátima Bezerra divulgou o lançamento do Plano Estadual de Redução da Mortalidade Materna e na Infância.

Alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS Agenda 2030 da ONU), o Plano de Redução da Mortalidade Materna prioriza a prevenção de morte por causas evitáveis, reorientando práticas assistenciais, sanitárias e consequentemente o modelo de atenção à saúde.

Está previsto para a próxima quinta-feira, dia 06, lançamento da Escola de Saúde Pública do RN, visando fortalecimento do sistema público de saúde, fruto de parcerias do Governo do RN com UFRN, UFERSA, UERN e Instituto Santos Dumont, que possibilitarão também a capacitação dos profissionais e o processo de educação permanente.

Para os próximos dois anos, a Secretaria Estadual de Saúde Pública – SESAP, está investindo cerca de 133 milhões de reais em diversas reformas e ampliações, como reforma da unidade neonatal e ampliação da casa gestante, bebê, e puérpera do Hospital Dr. José Pedro Bezerra, em Natal; reforma do alojamento e ampliação do Hospital Monsenhor Antônio Barros, em São José de Mipibu; reforma da pediatria e clínica médica, posto de enfermagem, área de convivência externa e consultórios de atendimento do Hospital Regional Dr. Mariano Coelho, em Currais Novos, entre outros.

O Laboratório de Anatomia Patológica, em Natal, e o Hospital da Mulher, em Mossoró são dois grandes investimentos na Saúde da Mulher que foram viabilizados através da parceria com o Banco Mundial, pelo projeto Governo Cidadão.

Fotos: Elisa Elsie

Fonte: @fatimabezerra