Geóloga lança livro infantil, abordando a geologia de forma leve e divertida

Nesta terça-feira (13), a geóloga Daniele Ingredy lança “A Grandiosa História de um Grão de Areia”.

Direcionado ao público infantil, o livro é o primeiro volume da Coleção Brincando e Aprendendo com a Geologia, editada pela Federação Brasileira de Geólogos – FEBRAGEO, com o apoio da Associação dos Geólogos do Rio Grande do Norte – AGERN e da Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Extensão – Funep.

Ilustrado pela própria autora, “A Grandiosa História de um Grão de Areia” é uma jornada através do tempo geológico na qual se descobre que o presente é a chave para compreendermos melhor o passado do nosso planeta. Uma história leve e divertida que mostra as transformações sofridas pela Terra e alguns dos muitos processos geológicos envolvidos nessas mudanças.

Recém-formada pela UFRN, Daniele Ingredy revela que o livro é uma forma de retribuição à comunidade sertaneja em que nasceu, no interior do Estado do Ceará, e também à sociedade como um todo, pelo privilégio de se tornar geóloga estudando em uma universidade federal. Com esse trabalho, a autora espera incentivar e contribuir para a formação de novos cientistas.

Não por acaso, “A Grandiosa História de um Grão de Areia” foi escolhida para iniciar a coleção de livros infantis editada pela FEBRAGEO. A publicação resulta de um Trabalho de Conclusão de Curso apresentado por Daniele em dezembro de 2020.

Sob orientação do professor Marcos Nascimento (DG-UFRN), o TCC buscou analisar a utilização da obra como ferramenta de introdução às geociências na educação infantil.

O lançamento de “A Grandiosa História de um Grão de Areia” será realizado em ambiente virtual, na próxima terça-feira, 13/04, às 18h30, com transmissão pelo canal da FEBRAGEO no YOUTUBE e no FACEBOOK.

O exemplar custa R$ 30 e, até o dia do lançamento, podem ser adquiridos dois exemplares ao preço de R$ 50, com pagamento mediante depósito identificado ou pix.

Além da AGERN e da Funep, a publicação de “A Grandiosa História de um Grão de Areia” conta com o apoio da Associação Brasileira de Mulheres nas Geociências – ABMGeo e da Executiva Nacional dos Estudantes de Geologia – ENEGE. O livro tem patrocínio da mineração APOENA.

Evento acessível pelo link: https://youtu.be/5liujs5N_g4

Fonte Papo Cultura

Foto Divulgação