Florânia faz homenagem ao Dia da Mulher, na rede pública e privada

Em Florânia, o Dia Internacional da Mulher é lembrado nas instituições públicas e empresas privadas, homenageando mulheres do Município.

Na Prefeitura Municipal e secretarias do Município, bem como, na Casa de Cultura Popular, as homenagens incluem fotografias de mulheres que marcam a história de Florânia, ontem e hoje.

Nas redes sociais será divulgado vídeo neste dia 08 de março, com mulheres de Florânia no seu cotidiano e destaca costureiras, rezadeiras, empreendedoras, donas de casa, professoras, e muitas outras mulheres no desempenho de seu ofício.

As fotografias do vídeo, são de autoria do empreendedor Hélder Freire, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, também irão compor um mural na Prefeitura Municipal.

No comércio local, as vitrines fazem uma junção de peças decorativas, que remetem a vivência das mulheres e flores, em referência ao título de “cidade das flores”.

Entre as mulheres eternizadas pelo seu papel desempenhado em comunidade, está Possidônia Emídio de Araújo, primeira mulher a ocupar um cargo público nos Correios, na região do Seridó, em 1887, atuando também como parteira.

Nas artes, destaca-se a artista plástica, Serafina Guedes, Terezinha de Jesus, que foi sucesso nacional, na música, na década de 70, Odaíres Cruz, e a seresteira Birunga, que cantava e encantava com voz e violão.

Na política, destaca-se a empreendedora e líder política, Safira Araújo, e Santa Laurentino, segunda prefeita do Brasil eleita pelo voto direto, chamada pelo povo de “Mãe Santa”.

Outras mulheres, em diversos âmbitos, são lembradas pela atuação em sociedade como a educadora, Candoca Fernandes, e tantas outras como Suetônia Batista, Helena Ramos, Nila Rêgo, Matilde Araújo, Josefa Anália e suas filhas.

“As mulheres têm se mostrado ativas e militantes, transformando realidades e incentivando outras pessoas a serem protagonistas das suas próprias histórias. Quando se comemora o Dia Internacional da Mulher, Florânia se entusiasma e se embeleza para celebrar atos de coragem e determinação de suas filhas e daquelas que foram adotadas, mulheres comuns que desempenharam um papel extraordinário na história do Município” destaca o coordenador de Turismo e agente de desenvolvimento, Josimar Tavares.