Exposição acontece na Casa da Ribeira a partir deste sábado

A exposição fotográfica Faces do Reduto, narrativa imagética nascida a partir do documentário de Mônica Macdowell, será exibida neste sábado, na Casa da Ribeira, em Natal.  O ensaio é composto pela seleção de 30 fotografias capturadas por Mônica na ocasião da pré-produção do seu curta-metragem “Rosa de Aroeira”, filme documentário que retrata as histórias de algumas mulheres criadoras da Comunidade do Reduto, em São Miguel do Gostoso, RN.

A exposição ficará aberta das 17h às 20h deste sábado, dia 20. Para visitação de 21 de fevereiro a 5 de março deve ser feito o agendamento via WhatsApp (84) 98704 0265.

A mostra irá acontecer dentro da celebração de 20 anos da Casa da Ribeira: “No dia 20 nós abrimos oficialmente as comemorações dos 20 anos da Casa da Ribeira, com público presencial restrito de acordo com os decretos estadual e municipal. Exibiremos o documentário “20 anos de um Sonho” e recebemos o público com a exposição “Faces do Reduto”, que nos faz lembrar do valor maior de nossa Cultura que está na arte originária descendente dos antepassados e se mantendo resistente até os dias atuais”, destaca Henrique Fontes.

As imagens foram impressas em canvas, bordeadas por cercaduras de madeira e decoradas por cetins policromos que circundam delicadamente as fotografias produzidas por Mônica e os desenhos tramados em linho branco pelas mãos artesãs das labirinteiras do Reduto potiguar. O ponto de vista das fotografias concebidas transcreve de forma inspiradora e perceptual o dia a dia destas mulheres litorâneas e traslada de modo sensorial a paisagem agreste e a vida das suas personagens.

A exemplo da fotografia o labirinto também é um trabalho manual voltado para a laboração artística e para o registro da vida cotidiana. Historicamente as labirinteiras depositam na criação dos seus artesanatos um pouco do seu contexto e das suas histórias de vida por meio dos desenhos no tecido. As mesmas essências artísticas, inventivas e fecundas, estão presentes na Exposição Faces do Reduto que revelou – por meio da poesia e da textura impressas nas fotográficas – os múltiplos sentidos e as inúmeras semioses acerca da identidade criativa e produtiva das mulheres da Comunidade do Reduto.

Fonte: Tipicolocal

Foto Mônica Macdowell