Escola de Música da UFRN abre inscrições para curso de violoncelo

Estão abertas, até 15 de março, as inscrições para o “Curso de violoncelo – preparação para provas de orquestra”, promovido gratuitamente pela Escola de Música da UFRN.

Ocurso terá duração de dois dias (25 e 26 de março) e vai admitir até 24 alunos ativos (ou seja, que poderão participar das aulas), sem limite de número para ouvintes.

A lista dos alunos selecionados como ativos será divulgada no dia 22 de março, no site do evento, que também tem mais informações sobre o curso. A ideia partiu de Maria Bellorin – violoncelista da Orquestra Sinfônica do Paraná, e mestre com bolsa da CAPES pelo Programa de Pós-Graduação em Música da UFRN – e virou curso sob organização do professor Fabio Presgrave, da EMUFRN.

“A história da Maria é interessante porque ela passou exatamente por um processo seletivo desses (ao ingressar na OSP) e quis continuar ajudando pessoas a seguirem esse mesmo caminho e ela mesma continua no aperfeiçoamento dela”, conta o professor.

O curso terá cinco aulas e uma simulação de prova de orquestra, com duração de 2h30 cada, além de uma mesa redonda sobre provas de orquestra, e uma palestra acerca da preparação mental e física para as seleções.

“O que está acontecendo é que, quando abrem provas de orquestra no Brasil, a seleção está muito competitiva e altamente especializada. Então é uma preparação para provas de orquestra de uma forma geral, para seleções que vão abrir no futuro”, explica Fabio.

Além do próprio professor Fabio Presgrave, o evento vai contar com professores como Artur Hornig (Deutches Oper Berlin), Eduardo Swerts (Orquestra Filarmônica de Minas Gerais), Heloisa Meirelles (Orquestra do Estado de São Paulo), Henrik Brendstrup (Royal Academy of Aarhus-Dinamarca), Karolina Jaroszewska (Filarmônica de Varsóvia), Marcio Malard (Orquestra Sinfônica Brasileira), Marcus Ribeiro (Orquestra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro), Mariana Amaral (Orquestra Teatro Municipal de São Paulo), Marina Vidal (BBC Philarmonic), Matias de Oliveira Pinto (Universidade de Munster), Meryelle Maciente (Orquestra Jazz Sinfônica), Rafal Jezierski (Orquestra de Valência-Espanha), Reinaldo Renzo e Robert Suetholz (USP).

Os participantes receberão certificados de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Para inscrição e outras informações acesse o link  https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf3aMJW5gSC_c4X13RSei0u1rPmrNAnJFVHp1em67v5UyfeUg/viewform

Fonte UFRN