Em Florânia, moradores criaram praça e Geloteca de incentivo a leitura

Em Florânia, no Seridó do RN, moradores criaram uma praça e um projeto de incentivo a leitura, que vem incentivando o hábito da leitura desde 2017.

De um canteiro simples, os moradores criaram a Praça Leonardo Dennyson, sendo eles os responsáveis pela manutenção da praça, que ganhou bancos temáticos com arte inspirada em Romero Britto, cordel, quadrinhos da turma da Mônica e turismo local. Até os postes ganharam arte, com base florida, em referência a “cidade das flores”, título de Florânia.

Os zeladores da praça são os moradores ao seu redor. A partir do espaço da praça, nasceu a ideia de ter uma Geloteca, que consiste em uma geladeira decorada, aberta, lotada de livros literários para todas as idades.

“Todo mundo se sente parte do projeto. É uma forma de incentivar a leitura. Cada pessoa vem ao local, pode fazer a leitura na praça ou levar para casa emprestado. Depois devolve ou traz outro livro, fazendo a troca. O projeto foca nos livros literários, histórias em quadrinhos, cordéis, e outros gêneros, com exceção dos didáticos”, explica o Prof. Júnior Galdino Azevedo, diretor em escola de Florânia, e idealizador do projeto.

A Geloteca ganhou o nome de Geloteca Mestre Guedes de Azevedo, homenageando o professor mestre Francisco das Chagas Guedes de Azevedo, que era um incentivador da leitura em Florânia, apaixonado por Literatura e faleceu em 2016, de H1N1.

Durante este período de Pandemia, a praça onde funciona a Geloteca ganhou um lavatório para higienização das mãos.

Antes da Pandemia era habitual a visita de escolas locais e municípios vizinhos ao local, havendo disponibilidade de tapetes lúdicos e caixa de livros de tecido para favorecer a prática da contação de histórias pelas professoras.

“Através da Geloteca Guedes de Azevedo, foi criado também o projeto “Mala da Leitura”, em que minha esposa, professora de Português, leva livros para a escola e faz empréstimo e troca de livros, com controle. Mas devido a pandemia, o Mala da Leitura está suspenso ” explica Júnior Galdino.

Florânia a partir de seus projetos, desenvolvidos pela integração da comunidade, vem ganhando destaque na mídia e favorecendo o turismo. Com a Geloteca, o programa Resenhas do RN, da TV Cabugi/Globo, destacou o projeto.

Fotos cedidas por Júnior Galdino.

Foto em destaque: Júnior Galdino recebendo alunos do Município de Tenente Laurentino Cruz em 2017