Casal de idosos recebeu ordem de despejo em Patos, mas prefeito e vereadores tomam medidas para impedir

Em Patos, PB, um fato chamou atenção da população, causando comoção popular. Há 48 anos, um casal de idosos, Zacarias Norberto da Silva, 91 anos, e Iraci da Costa Silva, 80 anos, vivem com a família em residência localizada no bairro Jardim Califórnia, ao lado do Terreiro do Forró, mas agora passam por ameaça de despejo.

A residência simples foi deixada pelo ex-deputado federal Adauto Pereira, já falecido, para que o casal morasse. Certamente havia vínculo de amizade entre a família e o proprietário, porém, não houve através de documentação uma doação ao casal.

Tomando conhecimento disso, os herdeiros do proprietário, mesmo possuindo vários outros imóveis na Paraíba, inclusive, prédios de antigas usinas algodoeiras, pediram judicialmente a desocupação da casa, onde moram os idosos.

Mesmo os idosos não tendo nenhum outro bem, e sendo pessoas de família humilde, o juiz Dr. Luiz Gonzaga Pereira de Melo Filho, atendeu a ação de reintegração de posse judicial que foi movida pela família herdeira e determinou a desocupação imediata dos dois idosos.

A Lei de Usucapião, a falta de outra moradia dos idosos e a situação de Pandemia que agrava a vulnerabilidade social, não foram consideradas. Diante disso a advogada Patrícia Kelly levou o assunto ao conhecimento da sociedade, na tentativa de que, com a repercussão, algo ocorresse em favor dos idosos.

“Clamo por justiça! Preciso explicar para a sociedade que é um caso dramático, pois esse casal idoso pode ser despejado do seu lar a qualquer momento.  Eles não tem mais entendimento e não tem mais forças físicas para lutar e buscar um novo lar. A gente está buscando uma repercussão social para que a sociedade tenha conhecimento desse caso. Existe uma questão humanitária, de justiça”, disse Patrícia Kelly, advogada.

A situação ganhou o empenho da Câmara Municipal que encaminhou para o prefeito um ofício solicitando a determinação da área como de Utilidade Pública. O prefeito, Nabor Wanderley, garantiu a edição de um decreto atendendo o pleito do legislativo patoense.

O líder do governo na Câmara, o vereador Sales Júnior, explicou que já houve o desfecho do caso.

“Tivemos o desfecho da autorização do prefeito para um novo decreto incluindo a área como de utilidade pública dando a eles mais uma tranquilidade em relação a isso. Entendemos que é injusto um fato como esse acontecer em meio a um momento difícil que estamos vivendo”, explicou Sales.

 

Nesta sexta-feira, 30, o prefeito de Patos, Nabor Wanderley, confirmou, que a Prefeitura irá publicar um decreto estabelecendo como de Utilidade Pública a área onde o casal de idosos, Zacarias Noberto e Iraci da Costa, reside, para fins de desapropriação.

Fonte Patos Online