Carnaúba dos Dantas, no Seridó, é oficialmente Terra da Música

Por proposta do deputado estadual Hermano Morais (PSB) a Assembleia Legislativa aprovou projeto de lei reconhecendo Carnaúba dos Dantas como “Terra da Música”.

Carnaúba dos Dantas é localizada na região Seridó do Rio Grande do Norte. Carnaúba é terra de dois grandes músicos e compositores, que levaram o nome do Rio Grande do Norte para o mundo: Tonheca Dantas e Felinto Lúcio Dantas.

“Carnaúba dos Dantas tem na música uma das suas mais fortes manifestações culturais. Por isso mesmo, possui alguns filhos com destaque na cena nacional. Em 2021, comemora-se os 150 anos de nascimento de Tonheca Dantas, orgulho dos seus concidadãos carnaubenses e potiguares”, justificou o parlamentar.

Tonheca Dantas foi um notável compositor e maestro brasileiro, músico autodidata, autor de mais de mil peças musicais, executadas por bandas de música no Brasil e exterior. Uma de suas composições muito famosas é a valsa Royal Cinema,  que ele compôs para um cinema de Natal, capital do RN.

O maestro Felinto Lúcio Dantas, foi compositor de valsas, mazurcas, dobrados e músicas sacras. Sua obra está registrada em LPs gravados pelo Centro Cultural Mobral e pela UFRN. Em 1997, teve a música sacra “A quinta novena” executada em missa na Catedral do Rio de Janeiro, com a presença do Papa João Paulo II.

O trabalho musical de Tonheca e Felinto Lúcio Dantas é perpetuado pelo trabalho de seus descendentes, também músicos, e pelo trabalho desenvolvido pela Filarmônica Onze de Dezembro, fundada em 1979, que tem regência do maestro Márcio Dantas.

A Filarmônica Onze de Dezembro, integra eventos religiosos e culturais do Município, e realiza oficinas, e eventos artísticos culturais, anualmente, como Encontro de Bandas, Arraiá da Filarmônica – que acontece há 6 anos, e o Concerto Natalino – que acontece há 9 anos, entre outros eventos.

Foto @filarmonica_onze_de_dezembro

Fonte de informações:

Blog Típico Local
Coluna Carlos Magno, @filarmonica_onze_de_dezembro