Câmara de Vereadores de Caicó lança campanha Maio Amarelo

A Câmara de Vereadores de Caicó lançou nesta segunda-feira (10) a Campanha Maio Amarelo, que tem por objetivo mobilizar a sociedade para redução de acidentes de trânsito.

Durante todo o mês de Maio, a Casa Legislativa abordará nas suas redes sociais ações relativas ao tema que pretende dar um olhar atento aos condutores e pedestres sobre o assunto, propagando conhecimento e abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

O presidente da Casa Legislativa Ivanildo do Hospital (PSDB) enfatizou a importância da campanha Maio Amarelo e o papel do parlamento na criação de projetos e indicações em prol da melhoria do trânsito do município.

“Vamos proporcionar junto à sociedade um novo olhar sobre o trânsito, tentando mostrar algumas atitudes realizadas no contexto que podem provocar acidentes e trazer prejuízos para a vida de outras pessoas. É por isso que esta Casa vem sempre buscando melhorias, como lombadas, melhor sinalização e até mesmo adequações no trânsito, afim de evitar transtornos”, disse Ivanildo do Hospital.

É importante destacar que os acidentes de trânsito são responsáveis por mortes de pessos na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo, na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos.

Atualmente, esses acidentes já representam um custo de US$ 518 bilhões por ano ou um percentual entre 1% e 3% do PIB (Produto Interno Bruto) de cada país.

Se nada for feito, a OMS estima que 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2022 (passando para a quinta maior causa de mortalidade) e 2,4 milhões, em 2030. Nesse período, entre 20 milhões e 50 milhões de pessoas sobreviverão aos acidentes a cada ano com traumatismos e ferimentos.

A intenção da ONU com a “Década de Ação para a Segurança no Trânsito” é poupar, por meio de planos nacionais, regionais e mundial, cinco milhões de vidas.

Fonte Assessoria da Câmara de Caicó