Câmara aprova projeto que torna obrigatório instalação de brinquedos adaptados para crianças com deficiência

A Câmara de Vereadores de Caicó aprovou nesta segunda-feira (10) o Projeto de Lei que torna obrigatório a instalação de brinquedos adaptados para crianças com deficiência, nos playgrounds instalados em jardins, parques, áreas de lazer e áreas abertas ao público em geral.

De acordo com o vereador Júlio César do MDB, a sanção do projeto será fundamental para o desenvolvimento das crianças com deficiência, pois amplia-se a sua possibilidade de crescimento e desenvolvimento, a partir da interação natural entre as diversas crianças.

Estudos apontam que o ato de brincar traz diversos benefícios para as crianças, dentre eles permite o autoconhecimento, estimula as competências, gera resiliência, melhora a atenção e concentração, melhora a expressividade, incita à criatividade, desenvolve laços afetivos, aprende a viver em sociedade, melhora a saúde e muitos outros benefícios. Por isso dar o direito de brincar é fundamental no desenvolvimento de uma criança.

O ato de brincar é um direito garantido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente em seu art. 16, que estabelece que a criança tem o direito a brincar, praticar esportes e divertir-se. Para que isso se torne eficaz é fundamental um ambiente adequado, onde se tenha segurança, proteção e acessibilidade.

Fonte Assessoria da Câmara

Foto ilustrativa