As quatro rádios do Sistema Rural são escolhidas pela UNICEF para veicular radionovela sobre cuidados com o bebê

As rádios 102,7 Rural FM e a 95 FM, em Caicó, a 90,1 FM em Currais Novos e a Rádio Rural Am de Parelhas serão porta-vozes de uma radionovela lançada pelo Fundo das Nações Unidas para Infância, UNICEF. A produção começa na próxima segunda-feira, 26 e será veiculada duas vezes por dia em cada rádio do Sistema Rural.

Abaixo, as informações sobre a produção.

 

UNICEF apresenta radionovela para promover direitos da gestante, a participação paterna e o pleno desenvolvimento do bebê

“Direito de Ser Feliz” será veiculada em rádios do Semiárido Brasileiro e Território da Amazônia Legal, além de plataformas digitais

 

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF)  lança a radionovela “ Direito de Ser Feliz”, com veiculação, até o momento, em 65 emissoras de rádio do Semiárido Brasileiro e Território da Amazônia Legal, além de plataformas de streaming e canais digitais, a partir de 1º de março de 2021.

Apostando na capacidade de penetração do rádio junto ao público brasileiro,  e no ressurgimento do hábito de escutar histórias por meio do áudio com podcasts em suas diversas plataformas, “ Direito de Ser Feliz ” buscará envolver e informar mães, pais e famílias sobre a importância do cuidado interativo e amoroso com o bebê, desde a gestação, que fazem diferença no desenvolvimento de todo o potencial de cada criança.

A radionovela promove temas como saúde da gestante e do bebê, autocuidados, importância da estimulação e a participação de toda a família para garantir o pleno desenvolvimento da criança, desde a gestação até o primeiro ano de vida. Desenvolvida e gravada durante a pandemia, a radionovela incorporou ações de prevenção da Covid-19 em seu enredo, trazendo o tema dos cuidados de uma gravidez, do nascimento, e do bebê em seu primeiro ano de vida para dentro da história.

A criação dos roteiros foi coordenada por Cristina Albuquerque, chefe de Saúde do UNICEF no Brasil. “A radionovela é um poderoso instrumento de comunicação que pode alcançar famílias em diversas partes do Brasil, informando sobre a importância do pré-natal, do envolvimento do companheiro e da família desde a gestação, dos cuidados com a saúde e nutrição, da brincadeira e da interação com o bebê de forma lúdica e divertida. São ações simples que, baseadas em evidências científicas, podem fazer toda a diferença na vida das crianças. Afinal, tudo gira em torno do carinho e do amor” explica.

 

A produção

“Direito de Ser Feliz” foi gravada em Recife/PE e em São Paulo/SP, acompanhando a trajetória das personagens. A edição teve o desafio de combinar, em um mesmo diálogo, personagens que estavam fisicamente – e temporalmente – separados na gravação.

“Fizemos um trabalho artesanal na reconstrução sonora de ambientes tão diferentes quanto a cidade de São Paulo e a fictícia comunidade de Arribaçã, situada no Semiárido Brasileiro, que somadas as canções autorais de Leandro Medina dão um tom super musical à obra,” explica Andrea Soares, diretora artística da radionovela, da produtora Ilumiara – Ser e Crescer. A composição das trilhas musicais levou em conta a riqueza e a diversidade regional do Norte e Nordeste. A música tema, intitulada “ Direito de ser Feliz ” e que deu o nome à obra, é uma composição de Carlinhos Borges e cantada por Carol Levy, que também é responsável pelo material promocional do projeto.

A direção artística, musical e a edição foram coordenadas por Andrea Soares e Leandro Medina, da produtora de criações artísticas multiplataforma, com ênfase na cultura popular, Ilumiara – Ser e Conhecer. O projeto contou ainda com suporte de produção e distribuição da Realejo Filmes, produtora audiovisual com experiência em conteúdos seriados para TV e internet.

Daniele Ricieri, produtora-executiva da Realejo Filmes junto a Thomas Miguez, destaca a relevância do gênero e da mídia radiofônica para este projeto. “A ‘contação de histórias’ já faz parte da nossa tradição e a novela já é um clássico da nossa cultura. Resgatar a linguagem da radionovela foi especial, por associar informação relevante com emoção” .

Até o fechamento deste comunicado, a radionovela já está prevista para veiculação em 652 municípios, e a produção segue trabalhando para ampliar a abrangência de mídia e público. A radionovela está disponível gratuitamente para veiculação . “Direito de Ser Feliz” é composta de 15 episódios de 7 minutos, será distribuída por meio de emissoras de rádio públicas e privadas, e também estará disponível no Spotify do UNICEF no Brasil e outros canais digitais.

Mais informações estarão disponíveis em breve na home-page do UNICEF: https://www.unicef.org/brazil/ .

Para ter acesso aos episódios da radionovela “ Direito de Ser Feliz ”, ou para contato editorial com as fontes, entre em contato pelo email midia@realejofilmes.com.br ou pelo telefone (11) 99647-5233.

 

Sinopse

Na radionovela, Jussara e Denilson são surpreendidos por uma gravidez não planejada e resolvem se mudar de São Paulo para o interior do nordeste durante a gestação, para que Jussara e sua família possam viver uma vida mais tranquila, perto de outros familiares e em uma realidade de uma área rural completamente diferente da realidade que conheciam. A jornada de Jussara e Denilson é acompanhada de perto por amigos, familiares, médicas, agentes de saúde e visitadora do Programa Criança Feliz, enquanto eles aprendem todo o necessário para se tornar ótimos pais. No percurso da história eles descobrem informações essenciais sobre o pré-natal, nutrição (aleitamento materno, introdução de alimento depois dos 6 meses de vida), parto normal e todos os cuidados e atenção que garantem o desenvolvimento pleno do seu bebê Roberto.

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos. Saiba mais em www.unicef.org.br

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e LinkedIn.

 

FICHA TÉCNICA 

Ilumiara – Ser e Conhecer

A Ilumiara – Ser e Conhecer é uma produtora criada com objetivo de valorizar e

concretizar iniciativas ligadas à Cultura, Bem Estar e Educação, trazendo como

diferencial a interface com as culturas tradicionais brasileiras. Dentro desta perspectiva,

tem atuado, desde 2011, em diversos projetos ligados à produção em Artes Cênicas,

produção musical, realização de eventos, curadorias, e seminários e projetos na área

de Arte-educação, trazendo como destaques as parcerias como SESCSP, e com o

UNICEF Brasil, através da série de Podcasts “Deixa Que Eu Conto Amazônia” e do

jingle para a Campanha da Busca Ativa Escolar, da UNDIME, ambos em 2020. Em

2021, prepara o lançamento da Radionovela “Direito de Ser Feliz”, também em parceria

com a UNICEF Brasil.

Realejo Filmes

A Realejo Filmes produz conteúdo para TV, web e mídias digitais desde 2009, tendo

sido responsável pelo desenvolvimento e realização de diversos projetos de séries de

TV, branded-content e documentários. Entre os seus clientes, entidades como o

Comitê Internacional da Cruz Vermelha – CICV, Fundação Victor Civita, Sesc. Além da

atividade comercial, a Realejo Filmes desenvolve e produz séries de TV em parceria

com os canais Globo, TV Brasil, NatGeo, SescTV, CineBrasilTV, etc.

Onomatopéia

A Onomatopéia Ideias Sonoras é uma produtora especializada em produção de

conteúdo para TV, rádio, cinema e internet. Criamos músicas que traduzem em forma

de som o que nossos clientes precisam para comunicar sua marca com seus clientes e

fornecedores. A Onomatopéia também é responsável pela produção de conteúdo da

artista Carol Levy, como programas de TV, internet, músicas e conteúdos para marcas

 

DIREITO DE SER FELIZ

ficha técnica

Iniciativa : UNICEF BRASIL

Realização : Ilumiara – Ser e Conhecer

Produtora Associada : Realejo Filmes

Roteiro Original e supervisão : Cristina Albuquerque

Direção artística : Andrea Soares

Direção musical : Leandro Medina

Edição : Leandro Medina e Zabelê Medina

Produção executiva : Thomas Miguez e Daniele Ricieri

Material promocional : Onomatopéia e Carol Levy

Identidade visual : Beto Montenegro

Coordenação de distribuição : Regis Salvarani

Equipe do UNICEF: Pedro Ivo Alcantara, Camilo Leon, Stephanie Amaral, Marilia Lima, Ester Coelho, Elisa Reis e Helio Actis

Elenco:

Andrea Soares (Jussara)

Lui Vizotto (Denilson)

Daniele Ricieri (Narradora)

Daniela Travassos (Nina)

Eduardo Japiassú (Seu Zé Luis)

Flavia Teixeira (Lenise)

Ivo Barreto (Ernesto)

Manuel Carlos (Seu Francisco)

Naná Sodré (Dra. Ana Julia)

Renata Augusto (Amanda)

Renata Maciel (Zefinha)

Rogerio Bravo (Toinho)

Roseane Tachlitsky (D. Jurema)

Sirlene Giannotti (Dra. Rita)

Teodoro Jambeiro Gomes (Roberto)

Thomas Miguez (ultrassonografista)

Trilha musical

Composição : Leandro Medina

Produção musical : Gabriel Spazziani

Música “Direito de ser Feliz”: Carlinhos Borges e Carol Levy, Onomatopéia

Músicos :

Andre Hosoi

Andrea Soares

Bruno Buarque

Italo Magno

Leandro Medina

Marcelo Monteiro

Raphael Gomes

Renato Macedo

Renata Jambeiro

Estúdios de gravação:

Arcade Áudio (São Paulo/SP) Gusdel Estúdio (Recife/PE)