Artista de Caicó leva história e arte para murada da Escola Municipal Mateus Viana

O artista Emanuel Bonequeiro de Caicó, passeia pela arte em diversas modalidades. Especialista na arte da bonecaria, ele faz mamulengos e cria histórias e personagens. Sua maleta de bonecos é um tesouro para as crianças. Em madeira e tecido os bonecos são criados e na contação de história ganham vida. Além disso, ele confecciona instrumentos de percussão e agora iniciou experiência no fazer Rabeca, instrumento de corda.

Além da arte da bonecaria, e confecção de instrumentos, o artista leva arte em pintura para vários espaços públicos de Caicó. No Mercado Público sua pintura em parede faz parte do projeto Lugares de Charme, em parceria do Município e Sebrae, que valorizou o Mercado com arte de renomados artesãos e artesãs locais, em 2019.

Atualmente é a Escola Municipal Mateus Viana que tem obra de Emanuel Bonequeiro em pintura inspirada em poema do próprio artista intitulada de “Minha Caicó”. “Conta desde a fundação da cidade entre rios, até os dias atuais, e destaca nossas manifestações populares como carnaval, Festa de Sant’Ana e Festa do Rosário” diz Emanuel.

A arte é na murada que circula a escola, e foi iniciada há cerca de 10 dias, com pintura realizada somente pela manhã. Emanuel acredita que dia 15 de junho será concluído. São 180 metros quadrados.

” Este é o maior painel de Caicó e estamos com 45 metros já pintados. Acredito que iremos concluir estes 180 metros dia 15 de junho. O projeto é uma revitalização, da antiga pintura que foi feita no Projeto Mais Educação da Escola Municipal Mateus Viana , no bairro João XXIII. Agradeço a direção da escola. Estamos trilhando essa empreitada, juntos” comenta o artista enquanto pinta, ouvindo A prosa impúrpura de Caicó, música de Chico César, que também o inspira.

Fotos Acervo do artista