Arcebispo de Natal, e os Bispos de Caicó e Mossoró, publicam novas medidas sobre abertura dos templos para fiéis

Em conformidade com o decreto do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, houve publicação assinada por Dom Jaime Vieira Rocha, Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Mariano Manzana, Bispo da Diocese de Mossoró, e Dom Antônio Carlos Cruz Santos, MSC, Bispo da Diocese de Caicó.

Na Nota publicada o Arcebispo e Bispos, determinam novas medidas sobre as celebrações, entre elas a suspensão das celebrações com a participação presencial dos fiéis, até o dia 17 de março de 2021.

As missas continuam sendo celebradas, nas catedrais e nas igrejas matrizes, de portas fechadas, com a restrita participação de uma equipe celebrativa de apoio.  O sacerdote celebrante, a referida equipe celebrativa de apoio e os funcionários da paróquia terão o direito de locomoção assegurado (ida e retorno – de suas residências ao local da celebração), mesmo aos domingos, conforme o disposto no Art. 4º, § 2, inciso XV, do já mencionado decreto estadual nº 30.388.

Aos párocos e/ou administradores paroquiais é determinado que emitam uma declaração para cada componente da equipe celebrativa, com a devida especificação da data, horário e local da celebração para a qual foram convocados, para ser apresentada aos agentes de fiscalização, em caso de abordagem.

Para os funcionários da paróquia, é orientado que emitam um documento de vigência permanente, especificando seus dias e horários regulares de expediente. Este documento deve ser preparado em papel timbrado da paróquia, com a assinatura de próprio punho do pároco e o selo paroquial (carimbo).

As celebrações serão transmitidas, através das plataformas digitais de comunicação da própria paróquia, sempre que possível, especialmente no domingo. E é determinado que mantenham abertas as igrejas, exceto aos domingos, em seus regulares horários de funcionamento, para os momentos de orações pessoais dos fiéis, obedecendo todos os protocolos sanitários e em consonância com os horários e normas do “toque de recolher”.

São mantidos, nos dias e horários habituais – exceto aos domingos – os atendimentos individualizados aos fiéis, por parte dos sacerdotes, bem como nas secretarias paroquiais.

Ao final da nota, o Arcebispo e Bispos deixam uma mensagem de esperança aos fiéis.

“Animados pela Esperança, que é o próprio Jesus, que nunca nos decepciona e jamais nos abandona, sigamos com confiança, trilhando nosso caminho quaresmal, em clima de penitência, rumo à celebração de Sua Santa Páscoa. Nossa Senhora da Apresentação, Santa Luzia e Sant’Ana intercedam por todos nós”

Foto Diocese de Caicó