Vereadora defende criação de uma Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres

A vereadora Rosângela Maria (PL), apresentou através da indicação 176 a sugestão para a criação de uma Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres.

Em sua fala, Rosângela defendeu a importância da criação da Secretaria, a fim de construir um canal de articulação e fortalecimento do atendimento e garantia dos direitos das mulheres.

Em um breve contextualização, as políticas públicas brasileiras vêm promovendo grandes avanços no combate às desigualdades sociais e discriminações.

No caso das mulheres, as políticas universais não foram capazes de combater, por exemplo, a reprodução de conteúdos sexistas no espaço escolar, a discriminação das mulheres no espaço de trabalho e a violência contra as mulheres no espaço doméstico.

É importante destacar que os órgãos executivos devem assumir o compromisso pela implementação de políticas para as mulheres, é indispensável a existência de um órgão responsável pela articulação, elaboração e coordenação das políticas, garantindo sua complementaridade e convergência, e que assuma a execução direta de políticas específicas

“São necessárias políticas públicas que incorporem as necessidades das mulheres e levem em conta as desigualdades a que estão submetidas, articuladas às outras formas de discriminação e preconceito a que estão sujeitas (como as relativas à raça e etnia, orientação sexual e identidade de gênero, idade, religião, geracional, às mulheres com deficiência, do campo entre outras” disse a vereadora Rosângela.

Também foi de autoria da vereadora Rosângela, o busto em homenagem a Júlia Medeiros, no interior da praça construída na Câmara de Vereadores. Este foi o primeiro busto homenageando uma mulher em Caicó.

Fonte Anderson Dantas