Domingo de Carnaval é dia de filhós com mel de rapadura, no Seridó

No domingo de carnaval é tradição na culinária, o “filhós com mel de rapadura”. Famílias se reúnem para fazer o tradicional filhós de batata doce ou filhós de trigo, e juntos, adultos e crianças, fazem à mão, as bolinhas que, embora maiores, lembram confetes da festa momesca. E para acompanhar, o indispensável mel de rapadura.

No Seridó do Rio Grande do Norte, o filhós é vendido o ano inteiro, embora, no carnaval a venda aumente consideravelmente, devido a tradição de comer a iguaria no domingo de entrudo, também chamado de domingo gordo.

Em Caicó, o ano inteiro, Netinha Medeiros caminha pelas ruas oferecendo seu filhós, com mel de rapadura, e no carnaval, no corredor da folia, ela acompanha o percurso com filhós, em copos, que carregam sua marca “Delícia de Filhós”. Neste ano, ela se faz presente, no silêncio das ruas, fazendo entrega nas residências de quem mantém a tradição, mesmo sem a presença marcante do frevo.

“No carnaval as vendas são bem maiores, com certeza. Tem os visitantes, turistas, muitos foliões, e vendo bastante. Neste ano estou vendendo menos, sem a festa nas ruas, mas, o caicoense gosta de filhós, é tradição no carnaval e saio nas ruas vendendo, como também faço a entrega nas residências. O filhós continua presente no carnaval de Caicó, apesar da pandemia”, diz a empreendedora Netinha Medeiros.

Ela conta que aprendeu a fazer filhós com sua sobrinha Jarlúcia Medeiros, mas a decisão de fazer filhós de forma comercial, surgiu quando retornou a Caicó, em 2007.

“São 14 anos vendendo filhós em Caicó. Quando me separei, retornei a Caicó com meus três filhos e tive a ideia de fazer filhós com mel de rapadura, para vender. Comecei fazendo 20 copinhos, mas, hoje, no cotidiano, faço até 50 e vendo. É minha fonte de renda”, relata Netinha Medeiros.

Para fazer filhós e mel, Netinha afirma que prefere fazer sozinha, mas, a entrega nas residências conta com a colaboração dos filhos. Como forma de divulgar seu trabalho e aumentar a clientela, ela criou a página @deliciadefilhos no instagram. Além deste contato, o cliente pode ter informações sobre preço e comprar filhós com mel, no contato (84) 99637-8446