Vacina Pfizer deve chegar ainda hoje, no Brasil

Primeiro lote da vacina da Pfizer BionTech deve chegar ao Brasil às 19h desta quinta-feira, 29, no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, São Paulo.

A carga de um milhão de doses será distribuída igualitariamente e de forma proporcional entre as 27 capitais.

O ministro da Saúde Marcelo Queiroga e o presidente da Pfizer da América Latina, Carlos Murillo estarão presentes à cerimônia de recebimento do lote.

A remessa é parte do acordo firmado entre o governo federal e a farmacêutica; e prevê a entrega de 100 milhões de doses da vacina até o final do terceiro trimestre deste ano.

A vacina da Pfizer possui registro para uso definitivo da Anvisa e pode ser aplicada em pessoas a partir de 16 anos de idade, em duas doses e dentro de um intervalo de 21 dias.

Cabe ressaltar que esse imunizante necessita de um sistema de refrigeração de MENOS 70 graus centígrados para sua preservação.

Como o sistema de frios dos Estados está na temperatura entre MENOS 25 a MENOS 15 graus, o que o preserva por até 14 dias; e, nas salas de vacinação, é de 2 a 8 graus, o que o preserva por 5 dias, o envio das remessas será feito apenas para as capitais.

A distribuição vai acontecer em 2 etapas. Na primeira, serão entregues 500 mil para as capitais e, posteriormente, as 500 mil subsequentes, respeitando o intervalo entre as doses.

Fonte Agência Brasil