Vacina contra Covid em Caicó está na Fase 1 das comorbidades

A vacinação contra o Covid-19 em Caicó/RN, segue nesta quarta-feira (05), com a ampliação do público alvo. Agora, também, estão sendo chamadas para se vacinar, as pessoas com doenças cardiovasculares com idade entre 55 e 59 anos.

Nesse caso, serão imunizados quem tem: Insuficiência cardíaca, hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias; Doença da aorta, dos grandes vasos, fístulas arteriovenosas; arritmias cardíacas; cardiopatia congênita; próteses valvares e dispositivos implantados e doença cerebrovascular.

Todos devem apresentar declaração ou prescrição médica que comprove a comorbidade, ou, ainda, o cadastro na Unidade Básica de Saúde, onde é acompanhado. Também pode ser apresentado um exame médico.

Outro público é o das pessoas com deficiência permanente cadastradas no programa de Benefício de Prestação Continuada – BPC. A faixa etária, também é de 55 a 59 anos. Nesse caso, é preciso apresentar a comprovação do cadastro no benefício.

A coordenadora de Saúde, Jardênia Noronha, disse que as pessoas com Síndrome de Down (a partir de 18 anos de idade), gestantes e puérperas com comorbidades, como: hipertensão, diabetes, doença pulmonar, obesidade mórbida, doença hepática e doença renal, com idade a partir de 18 anos; Doentes renais crônicos fazendo hemodiálise (a partir de 18 anos) com os nomes na lista enviada pela Clínica do Rim e os que têm Diabetes Mellitus (qualquer tipo) com idade entre 55 e 59 anos, que ainda não se vacinaram, devem procurar os locais.

As pessoas hipertensas e com outras comorbidades não entram nesta etapa de imunização.

Outra informação confirmada por Jardênia, é que, por orientação do Ministério da Saúde, os comprovantes das comorbidades precisam FICAR RETIDAS com as equipes de vacinação.

O Município montou 14 salas em todas as regiões da cidade para imunizar a população.