TRT-RN promove curso de formação para mediadores e conciliadores

O Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) traz para Natal, nos dias 10 e 11 de abril, o juiz Rogério Neiva Pinheiro, para ministrar o 2º Curso Formação de Mediadores e Conciliadores em Conflitos Judiciais, para magistrados e servidores.

Para Neiva, por mais que a conciliação seja feita há muitos anos, desde o nascimento da Justiça do Trabalho no Brasil, a compreensão da temática é algo novo. “Isso hoje tem uma dimensão de política pública judiciária e é importante ter noção disso”, afirmou.

Durante o curso, o juiz explicará as diferenças entre negociação, mediação e conciliação por meio de exemplos práticos que acontecem no dia-a-dia das salas de audiência.

Outro tema a ser discutido durante o curso será o comportamento psicológico das partes durante cada uma das etapas da conciliação.

Segundo Neiva, o curso é importante para que os juízes e servidores entendam as técnicas de conciliação e possam conduzir melhor as audiências, sabendo supervisionar os conciliadores e mediadores.

Juiz do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 10a Região, atuando como Juiz Auxiliar da Vice Presidência do Tribunal Superior do Trabalho, Rogério Neiva integra a Comissão Nacional de Incentivo à Conciliação do Conselho Superior da Justia do Trabalho e o Comitê Gestor Nacional da Conciliação do Conselho Nacional de Justiça.

Mestre em ciências do comportamento pelo Departamento de Processos Psicológicos Básicos do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília, Neiva também é aluno do programa de doutorado em ciências do comportamento do Departamento de Processos Psicológicos Básicos do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília.