Representantes do grupo Corujas do Seridó se reúnem com prefeito de Caicó para tratar de melhorias no atendimento à saúde e inclusão de políticas públicas para os autistas

Dando prosseguimento ao mês de conscientização do Autismo, o grupo Corujas do Seridó, através de sua comissão formada por pais de pessoas autistas, convocou uma reunião com o prefeito de Caicó, Dr. Judas Tadeu, para tratar de assuntos relacionados a melhorias no atendimento à saúde, bem como, a inclusão de políticas públicas para os autistas.

Participaram da reunião, juntamente com o prefeito, o Procurador Geral do Município, Dr. João Braz, o Presidente da OAB Subccecional de Caicó, Dr. Antônio Marcos e a presença de sete vereadores: Thales Rangel, Ivanildo do Hospital, Diogo Silva, Júlio César, Dedé Boneleiro, Professor Veranilson e Irmão Renato.

Pais e mães de autistas, Érika Simone Fernandes da Silva, José Alves Filho, Glória Maria de Souza Lima Bezerra Medeiros, Raquel Pereira Gurgel Silva de Oliveira e Ruberlânio Santos da Silva debateram sobre a vida diária dos filhos e falaram sobre a necessidade de mais profissionais para compor as equipes multiprofissionais, tais como, neurologista e terapeutas ocupacionais.

Também falaram sobre a importância de um censo demográfico na nossa cidade para fazer um mapeamento de quantos autistas residem em Caicó.

Outros pontos importantes foram discutidos: inclusão de terapias para os pais e/ou cuidadores de autistas; doação de um terreno para construção da Clínica Escola do Autista; projeto de equoterapia, fundação da Associação de Famílias de Pessoas Autistas do Seridó (Corujas do Seridó) com o apoio da OAB; Lei de gratuidade para o transporte coletivo de pessoas com deficiência e seus acompanhantes; Lei de Redução de jornada de trabalho para servidor público municipal efetivo que, comprovadamente, seja cônjuge, pai, mãe, tutor, curador ou responsável pela criação, educação e proteção da pessoa com deficiência.

Fonte @blogdagl