Projeto Semeando o Futuro atua com responsabilidade social e proteção ao meio ambiente, em Ipueira

No Município de Ipueira, aqui na região Seridó, um projeto faz a junção do apoio ao meio ambiente, em combate a desertificação e apoio às famílias carentes, com doação de alimentos.

O Projeto Semeando o Futuro funciona em Ipueira, idealizado pelos vereadores Beto de Joãozinho e Victor Pessoa, em parceria com a Associação de Formação e Incentivo para o Nordeste Karente – AFINK, com sede na cidade de Araruna PB.

Inicialmente, Ipueira recebeu 2 mil e 100 mudas de árvores nativas e frutíferas, de oito espécies. A ideia é que as pessoas recebam as mudas e façam doação de alimento para distribuição com famílias carentes.

” Não é obrigatório que aconteça a doação de 1kg de alimento, mas recebemos de quem quiser e puder fazer a doação, porque faremos a distribuição entre as famílias que necessitam, neste momento difícil de pandemia” explica Beto de Joãozinho.

As mudas estão há 200 metros da cidade e sendo distribuídas no decorrer dos dias. Já foram distribuídas 350 mudas.

O projeto abrange zona urbana e rural de Ipueira e pessoas de outros Municípios como São João do Sabugi RN e São José de Espinharas já se interessaram pelas mudas e também em desenvolver projeto semelhante nos seus Municípios.

“Algumas pessoas procuraram saber como desenvolver um projeto como esse e informamos com alegria porque combater a desertificação é importante demais. Se Municípios como São João do Sabugi RN e São José de Espinharas, PB, que demonstraram interesse, desenvolverem projetos semelhantes, vai melhorar o tempo, em nossa região” diz Beto, entusiasmado.

As mudas são variadas, de árvores nativas e frutíferas como cajueiro, ipê roxo, goiabeira, ipê rosa, jasmim laranjeira, romã, moringa, e craibeira.

Os alimentos serão doados às famílias em vulnerabilidade social, com maiores necessidades. Um levantamento já foi realizado e nos próximos dias serão iniciadas as entregas.

Fotos: acervo Projeto Semeando o Futuro