Projeto Energize-se discute Direção, Atuação, Iluminação, Cenário e Divulgação, no teatro

Nesta sexta-feira 12, teve estreia o primeiro vídeo do Projeto Energize-se, que tem realização e produção cultural da Companhia de Teatro Arte e Vida, de Caicó. O projeto traz uma sequência de vídeos, onde profissionais do âmbito do teatro falam sobre suas experiências, capacitações que realizaram, como desenvolvem seu processo criativo e outras informações, que fornecem conhecimento sobre teatro, abrindo possibilidades para que surjam novas ideias, ou melhorias nos projetos à serem executados.

“Temos o objetivo de motivar, principalmente artistas, que individualmente ou em grupo, atuam nesta área, não só aqui no Rio Grande do Norte, mas, em toda parte, já que estes vídeos permanecem no canal da Cia Arte e Vida, no Youtube” diz Bruno César, Coordenador da Cia Arte e Vida.

Nesta sexta, o Projeto Energize-se estreou com o tema Direção, na participação do Prof. Dr Lourival Andrade, da Direção da Trapiá Cia Teatral. O Prof. Lourival destaca que iniciou sua experiência de Direção a partir da necessidade do grupo que ele integrava, no Sul do país. A partir disso, ele passou a pesquisar principalmente festivais de teatro, fazendo um trabalho de observação, diante das estéticas e tantas possibilidades.

O diretor da Trapiá Cia Teatral, especialista em Artes Cênicas, também compartilha no vídeo suas referências, sua experiência sobre liberdade de criação na atuação como Diretor, e outras informações sobre o processo criativo no seu trabalho.

O Projeto Energize-se terá novas publicações dia 14, sobre Atuação, com o ator e diretor do Centro Cultural de Caicó, Alexandre Muniz; dia 16, sobre Iluminação, com Adriano Nunes, de Currais Novos RN; dia 18, sobre Cenário, com Custódio Jacinto; e dia 20, sobre Divulgação, com Erick Shons do Rio de Janeiro.

O projeto foi aprovado pela Lei Aldir Blanc do Estado do RN.  O acesso é na página do Youtube Cia de Teatro Arte e Vida.