Professora desenvolve projeto de doação de mudas, com poesia

A sabugiense Djanira Araújo de Medeiros, pedagoga, escritora e poetisa, é uma incansável cidadã na proteção ao meio ambiente. Atualmente ela desenvolve em São João do Sabugi RN, o projeto Folhas e Versos, que consiste na doação de mudas e versos às pessoas que se interessarem em ter árvores nas residências do município.

Em sua rede social a professora divulga o projeto, que surgiu a partir de reflexões durante a pandemia, na sombra de árvores da sua casa. Djanira envia plantas junto aos versos poéticos.

“Agradecida pelo ar em abundância deste espaço, pensei em multiplicar as árvores que me ajudam a viver. Adquiri o material necessário e comecei o trabalho. A princípio, imaginei que emitiria 100 mudas para doação mas logo percebi que iria preparar mais de 250 unidades”, afirma a professora.

Entre as mudas para doação, tem cajueiro, limoeiro, amoreira, e até jamelão ou pé de azeitona, que tem ajuda dos pássaros que jogam as sementes no quintal, onde as mudas são preparadas.

Esta não é a primeira ação da pedagoga Djanira em prol do meio ambiente. Como educadora sempre desenvolveu nas escolas e além dos muros escolares, projetos que incentivam a preservação do meio ambiente, e sempre se colocou como defensora, diante de qualquer ação que agredisse a natureza.

O projeto Folhas e Versos é a inspiração para o poema que é distribuído:

“FOLHAS e VERSOS

Nas linhas da folha
da muda de planta
vai sonho e amor
que vida acalanta
no verde que é vida
sua mão transplanta.

O ar e seu cheiro,
o abano do vento,
o fruto do fruto
gerando alimento,
é casa, é árvore
em todo momento.”

Você é porque a árvore é.

Djanira Araújo de Medeiros
(professora)
16/01/2021.
@djaniraaraujodemedeiros

Fonte: Rádio Quilombola

Foto: Djanira Medeiros