Ouro Branco, RN, não tem casos ativos confirmados de Covid há 4 dias

O Município de Ouro Branco, na região Seridó do RN, está há 04 dias sem casos confirmados de Covid 19.

A Secretária de Saúde, Luciana Azevedo, considera que o bom resultado atual é reflexo de assim como todos os Municípios, seguir as orientações do Ministério da Saúde e contar com uma equipe incansável neste combate a Pandemia.

“Além de seguir todos os protocolos e orientações do Ministério da Saúde para prevenção da COVID, ou seja, evitar aglomeração, usar máscara corretamente, higienizar mãos e ambientes, e cuidar de forma adequada os pacientes positivos, nós contamos, como nos demais municípios, com o trabalho incansável das equipes, seja realizando ação educativa, cuidando e monitorando os casos suspeitos de COVID e seus comunicantes, orientando sobre o atendimento, solicitando e realizando  exames, verificando e certificando o uso da medicação adequada e eficácia, etc. É um árduo e laborioso serviço contínuo e constante, na tentativa de quebrar o ciclo de disseminação do vírus” ressalta a secretária.

Ela deixa claro que mesmo não tendo casos confirmados no Município, não se pode descuidar da prevenção, até porque há casos suspeitos.

” O fato de zerar os casos positivos não pode nos deixar confortáveis a ponto de descuidar da prevenção. Sabemos que podem existir assintomáticos, e que podem transmitir. Além disso, não podemos esquecer que temos 07 pessoas aguardando resultados de exames” destaca.

O Município de Ouro Branco, RN, conforme censo de 2020 tem 4.699 habitantes. Desde o início da Pandemia em 2020, o Município teve 247 casos confirmados de Covid. Destes, 243 foram curados e 04 faleceram.

A vacinação contra Covid tem até esta data, de 20 de abril, 736 pessoas pessoas vacinadas.

“Faz-se importante lembrar a importância da vacinação do público idoso, isto tem diminuído de forma positiva , os internamentos e agravamento dos que são acometidos pela COVID e, consequentemente, evitado a disseminação do vírus” diz a secretária Luciana Azevedo.

Como gestora da Saúde, Luciana informa que o apoio e compromisso do gestor do Município Samuel Souto tem sido constante, proporcionando insumos, equipamentos e condições de trabalho.

A conscientização da população também é ressaltada pela gestora da Saúde como parte fundamental do esforço do Município para alcançar êxito, neste combate a pandemia. Ela destaca que a população apoia e segue as orientações, em especial, as pessoas que estavam em tratamento domiciliar e seguiram todas as regras para evitar o contágio dentro de casa.

“Enquanto a vacina não chegar para todos, não há fórmula. O que de fato faz valer a redução da transmissão, é o esforço conjunto da população e setor da saúde. É desde o compromisso da equipe em monitorar o caso ativo, intervir com orientações dos cuidados para os comunicantes, até a obediência de toda aquela família em ficar em isolamento social. É o paciente positivo ficar isolado de fato, separar utensílios pessoais, usar máscara, mesmo dentro de casa, dormir em quarto separado, seguir as orientações das equipes de saúde. Com o apoio do nosso gestor maior e a contribuição de nossa população vamos vencer juntos e sem mais perdas”, finaliza, com esperança, Luciana Azevedo, secretária de Saúde em Ouro Branco.