Morre a melhor cantora de samba do Brasil: Beth Carvalho

Morreu nesta terça-feira, 30 de abril de 2019, uma das maiores cantoras e compositoras de samba que este país já viu: Beth Carvalho.

Pra mim, a maior e melhor que tive conhecimento.

Beth Carvalho tinha 72 anos e estava internada desde janeiro deste ano no Hospital Pró-Cardíaco, no Rio de Janeiro.

O hospital informou em comunicado que Beth Carvalho teve uma infecção generalizada e foi a óbito.

O empresário da cantora, Afonso Carvalho, informou que sua morte foi às 17h33 e que Beth estava “cercada de amor pelos familiares e amigos”.

O velório está marcado para às 10h desta quarta-feira, 1 de maio, no salão nobre do Botafogo, time do coração da artista, de onde o féretro sairá para o Cemitério do Caju, onde será cremado.

Foram mais de 50 anos de carreira, dezenas de discos gravados e sucessos inesquecíveis como: “Andança” ( uma das minhas dez músicas preferidas ) e “Coisinha do Pai”.

Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz e Jorge Aragão, entre outros nomes, foram “amadrinhados” de Beth Carvalho, tendo surgido daí seu apelido de “madrinha do samba brasileiro”.

Lamento imensamente a perda desta sambista maravilhosa, de quem sempre fui fã. Eu achava a melhor cantora de samba do Brasil.

A foto que ilustra esta notícia é de Mauro Ferreira: em 2018, com a mobilidade cada vez mais reduzida pelos efeitos do problema na coluna, Beth fez um show histórico. Ao lado do grupo fundo de Quintal, mostrou sua força ao cantar deitada seus sucessos no show Beth Carvalho encontra Fundo de Quintal – 40 anos de pé no chão.