Mestre Severino do Coco tem sua vida e obra contada em documentário

A ORI Audiovisual – ABOCA Audiovisual produziu o filme documentário Mestre Severino do Coco, que trata sobre a vida e obra do Mestre Severino, brincante, um dos maiores artistas da cultura popular potiguar ainda vivos, que mantém suas atividades através do grupo que leva seu nome, “Coco de Roda Mestre Severino”.

O grupo foi criado em 20 de novembro de 2008, na Vila de Ponta Negra, em Natal e tem como mestre Severino Bernardo Santiago, nascido em Vera Cruz, RN. Na infância ele acompanhava o pai nas brincadeiras de Zambê, Chegança e Boi de Reis.

No coco de roda, Mestre Severino conserva elementos que seu pai usava nos instrumentos, na dança, na estrutura dos ritmos e na melodia dos versos, que caracterizam cocos de memória.

As composições trazem o universo do Mestre Severino, como o sertão e o litoral, o trabalho, as saudades, o amor, a natureza. Ele canta estrofes que são respondidas pelo coro.

Reconhecidos como uma das principais manifestações artísticas da cultura popular, o grupo Coco de Roda Mestre Severino realiza oficinas e tem se apresentado em cortejos culturais e projetos.

Mestre da vida, Severino Bernardo Santiago tem um sorriso farto e uma forma simples de “desinventar o mundo”. Para Mestre Severino o quintal de sua casa sempre foi o lugar de invencionices. A intimidade que o Mestre possui com o coco e o tambor vem de suas ancestralidades.

Mestre Severino falou repetidas vezes: “Se for fazer algo por mim, que faça em vida!” E o documentário vem como uma homenagem a esse patrimônio da cultura popular.

Para assistir, acesse no YouTube, no link: MESTRE SEVERINO DO COCO – https://youtu.be/U_iiYKk24cE

O documentário foi realizado pela ORI Audiovisual – ABOCA Audiovisual e teve Patrocínio da Prefeitura Municipal de Natal – Governo Federal

Fotos – reprodução do documentário