Idema orienta prefeituras sobre lixo encontrado no litoral Sul do RN

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) emitiu nota técnica para orientar os quatro municípios que registraram grande quantidade de lixo no litoral Sul do Rio Grande do Norte nos últimos dias. Pelo menos 3,5 toneladas de resíduos sólidos foram recolhidas em praias de Baía Formosa, Canguaretama, Tibau do Sul e Nísia Floresta.

Entre as recomendações às prefeituras, o Idema pede que uma parte destes resíduos seja armazenada temporariamente para auxiliar nas investigações da origem, ainda desconhecida.

“A gente tem orientado que esse resíduo possa ser armazenado separadamente pelas prefeituras de forma que permita a investigação posterior da origem desse material. Infelizmente, como há muitos voluntários e o pessoal das barracas das praias recolhe, a gente fica sem acesso a esse material e acaba prejudicando as investigações”, declarou Leon Aguiar, diretor do Idema, em entrevista à Inter TV Cabugi.

Sugere também a interdição dos trechos das praias que ainda possuam lixo e que, se possível, faça a colocação de bandeiras vermelhas indicando que o local está imprópria para banho, até a total limpeza da região, “aguardando alguns dias, de modo que se tenha certeza que não estão chegando novas quantidades de resíduos nas praias”.

O Núcleo de Monitoramento Ambiental do Idema está acompanhando a situação e vai avaliar as condições de balneabilidade das águas da área afetada.

Na nota técnica, o Idema destaca ainda que a “limpeza das praias deve ser realizada o mais rápido possível para que esse material não volte para o mar, tampouco o material mais pesado fique submerso na areia”.

Fonte G1 RN

Foto Sandra Kelly