Grupo Carmin abre inscrição para Oficina “Cena, Câmera, Atuação: Teatro na Pandemia”

Desde o início da pandemia os profissionais da linguagem teatral vem explorando novas técnicas e métodos para levar criações cênicas para o público. Com o Grupo Carmin, de Natal, RN,  não foi diferente.

A pesquisa do grupo sobre o uso do cinema no teatro, denominada de Dramaturgia Audiovisual e iniciada em 2013 foi intensificada e ganhou aprofundamentos a partir de criações cênicas específicas para o ambiente do teatro virtual como a adaptação do espetáculo Jacy para sua versão on-line: A Frasqueira de Jacy”. E também as cenas “Desfocados” e “Transparentes”, excertos do novo espetáculo “Gente de Classe” que foram adaptados para as telas.

Na oficina “Cena, Câmera, Atuação: Teatro na pandemia” o Grupo Carmin irá demonstrar os conceitos da Dramaturgia Audiovisual de forma teórica e prática a partir, tanto da conceituação das funções narrativas do audiovisual em cena, quanto das técnicas desenvolvidas nas montagens e adaptações das obras do grupo para o ambiente virtual.

A oficina vai abordar as teorias e técnicas de atuação que fundamentam e moldam o trabalho dos atores e atrizes nas peças do Carmin que utilizam audiovisual.

A oficina “Cena, Câmera, Atuação: Teatro na pandemia”, será conduzida por Mateus Cardoso. As inscrições ocorrem de 19 a 23 de abril de 2021 e as aulas acontecerão nos dias 26 e 27 de abril das 19h às 21h30.

Conforme divulgação do grupo, se não estivesse havendo a pandemia, essa oficina estaria acontecendo presencialmente nas cidades de Caicó e Santa Cruz no RN. Para  compensar essa realidade, será dada prioridade aos interessados residentes nessas duas cidades. Porém orientam que pessoas de outras cidades devem fazer sua inscrição, pois a ideia é que, por ordem de inscritos,  todos os interessados sejam contemplados.

Esse projeto foi contemplado no Edital de Fomento à Cultura de 2019 do Governo do estado do Rio Grande do Norte através da Fundação José Augusto.

A partir de noções de direção de fotografia, como luz e enquadramento, será abordado como conhecimentos técnicos de cinema podem dialogar e contribuir com o corpo que atua nas artes cênicas.

O objetivo é dividir as técnicas e ferramentas de atuação que desenvolvem e descobrem ao longo das produções, compartilhar os erros, acertos e reflexões realizados nos processo do Carmin acerca desse dispositivo, além de analisar o resultado final destes e de outros espetáculos que utilizam audiovisual.

Como proposta prática da atividade, serão realizados exercícios e jogos que experimentem com equipamentos de câmera em casa (celulares e computadores) os princípios estudados na oficina tendo o gênero de teatro documental como base.

As inscrições são através de link disponível na página @grupocarmin no Instagram e em divulgação de página Grupo Carmin no Facebook.

Fonte: Grupo Carmin

Foto Divulgação