Espetáculo “Zila, Poesia que Pulsa” está neste sábado no youtube

O espetáculo “Zila, Poesia que Pulsa” poderá ser assistido gratuitamente neste sábado (27), a partir das 20h pelo canal da Idearte Produções no YouTube. A montagem é inspirada na obra da poetisa Zila Mamede, paraibana radicada em Natal.

O espetáculo, que tem texto e direção de produção do jornalista, produtor e gestor cultural Amaury Júnior, é protagonizado pela atriz Eliene Albuquerque. A veterana artista mergulhou de cabeça no universo de Zila Mamede para compor do seu modo, sendo máximo possível fiel à poetisa. A direção artística, cenografia, visagismo, iluminação e sonoplastia são assinadas pelo artista Clenor Júnior.

Zila da Costa Mamede foi uma importante poetisa e bibliotecária brasileira, tendo sido diretora da Biblioteca Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Morreu em 1985, aos 57 anos. Seus principais livros são Rosa de Pedra (1953), Salinas (1958), O Arado (1959), Exercício da Palavra (1975), A Herança (1984) e Navegos (Poesia reunida 1953-1978).

A ideia de pesquisar a vida e obra de Zila Mamede nasceu da importância de se propagar ainda mais o legado literário da escritora para os jovens do Rio Grande do Norte e do Brasil.

Este projeto é realizado com recursos da Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, via Prefeitura do Natal e Governo Federal.