Emanuel Bonequeiro realiza live com pioneira do teatro Lambe Lambe, no Brasil

Está no ar o E͠n͠s͠a͠i͠o͠ B͠o͠r͠a͠ B͠r͠i͠n͠c͠a͠r͠, projeto da “Trupe Será o Benedito?”, que tem apresentação de Emanuel Bonequeiro, e nesta segunda-feira recebe uma das criadoras do Teatro Lambe Lambe no Brasil, Denise de Santos.

O teatro Lambe Lambe também conhecido como teatro de miniaturas, tem palco em miniatura e apresenta peças com manipulação de bonecos. O nome “Lambe Lambe” tem esse nome porque sua forma de apresentação tem semelhanças com antigos fotógrafos “lambe lambe” que se faziam presentes nas praças do Brasil, nos anos 40, 50 e 60. Estes fotógrafos também usavam máquinas em forma de caixa.

Denise de Santos que conversa com Emanuel Bonequeiro em apresentação virtual, é considerada “mãe” de muitos bonequeiros, por ter sido ela e Ismine Lima, as precursoras neste gênero, no Brasil. As duas são nordestinas, sendo Denise natural de Irara, Bahia. Ela é bisneta de escrava alforriada pela Lei do Ventre Livre, brincante popular e aprendeu a fazer bonecos com sua mãe, dando vida ao inanimado desde criança.

A live está no ar desde as 18h, pelo Instagram @bonequeiroemanuel. O projeto foi contemplado pela Lei Aldir Blanc, Fundação José Augusto, Governo do RN, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Foto: Divulgação/Trupe Será o Benedito?