Dr Tadeu e Toinho Santiago já são, de direito, prefeito e vice-prefeito de Caicó: eis o discurso de posse

DISCURSO DE POSSE DO DO PREFEITO DE CAICÓ, DR TADEU

 

“Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Caicó, Vereador Ivanildo do Hospital;

Excelentíssimo Senhor Deputado Vivaldo Costa, nosso querido Papa Jerimum, tão importante para o resultado que ora é coroado;

Excelentíssimo Senhor vice-prefeito do Município, Toinho Santiago;

Excelentíssimos Senhores Vereadores Alysson Jackson, Preto Costa, ….

Excelentíssimo Senhores Secretários Municipais,

Cumprimento, Ivo e Rosa, muito mais que meus Pais, pois são anjos de Deus que me deram a vida e me apoiam em todas os momentos;

Eu cumprimento emocionado e feliz todo o povo de Caicó, razão maior de estarmos aqui;

Dizem que homens sem gratidão são como árvores sem raízes e, por isso, não perduram nos seus propósitos. Assim, por ser um legítimo homem de fé e caráter, eu aproveito para cumprimentar e, mais uma vez, expressar a minha gratidão a cada um dos 14.248 Caicoenses que me deram seu voto de confiança proporcionando que, neste momento, nós pudéssemos assumir o honroso cargo de Prefeito da Capital do Seridó pelos próximos 4 anos.

Quis o destino que estivéssemos aqui hoje, 01 de janeiro de 2021, dia em que meu avô, se vivo fosse, faria 103 anos de idade. Vovô, eis aqui um neto que lhe admira e lhe é grato. Honrarei seu sangue e sua fibra. Darei o melhor de mim por nossa amada Caicó.

Assumo o governo municipal num dos piores momentos de sua história: pandemia do Covid-19 em alta, crise financeira no Brasil e no mundo, salários dos servidores públicos em atraso, repasses do INSS sem serem feitos, fornecedores sem receber o que lhes é devido, enfim, uma dívida milionária onde falta dinheiro e faltou gestão, mas encontrará em mim a vontade, o trabalho e a seriedade para superação de todos os desafios e problemas. Este é o meu propósito maior, fazer Caicó Sorrir de Novo.

Aliás, Toinho Santiago, meu querido amigo, superação é palavra que conhecemos bem, você e eu. Ora, desde que nasci e fui morar no meu querido bairro João XXIII, para onde quero mandar um grande abraço a todos os seus moradores, que minha vida é de superação, onde escolhi trilhar o caminho do estudo para vencer na vida. Muitos dos meus amigos de infância ficaram pelo caminho, infelizmente, porque não conseguiram enveredar por esse caminho transformador de vidas chamado EDUCAÇÃO!

O Caicoense hoje pode dizer: nós temos um prefeito cuja própria vida é um grande exemplo de vida. Um menino pobre, nascido e criado no João XXIII pode virá Doutor, Senhores vereadores Aliás, pode muito mais: Um menino pobre, nascido e criado no João XXIII pode e virou Prefeito de Caicó graças a sonhos, trabalho, muito trabalho, honestidade e educação.

Houve um tempo que filho de pobre até podia sonhar em ser Doutor, mas dificilmente chegaria a tanto. Chamo, neste momento, a atenção de jovens e crianças de nossa cidade: A Educação pode mudar o mundo, a educação pode mudar a sua vida. A Educação mudou a vida do seu prefeito, pois permitiu que um filho das classes menos favorecidas hoje assumisse o comando de nossa cidade!

Como muitos sabem, eu sou filho de um servidor público da Prefeitura e de uma costureira. Eu fui criado sem as regalias e o conforto que a boa condição financeira proporciona. Desta parte, faltou muita cosia, mas de onde venho sobrou amor, bons exemplos e, acima de tudo, educação.

Sinto no peito a obrigação de dizer a todos vocês, antes meus amigos, mas a partir de hoje meus irmãos, que Gratidão é o sentimento que domina e transborda em meu coração ao ser escolhido Prefeito de todos, fazendo-me marejar os olhos e embargar as palavras diante das boas emoções que estou sentindo neste momento!

Reza a lenda que foi da prece de um vaqueiro que nasceu o Caicó, coração do sertão brasileiro, capital do Seridó.  Hoje, afirmo a vocês que será do sonho, do planejamento, do trabalho e do amor que nascerá uma nova Caicó.

Ao dispor da população, colocaremos um secretariado eclético, pois não existem pessoas iguais. Mas, uma coisa eles e eu temos exatamente igual: O Amor por Caicó e a Vontade Suprema de tirar esta cidade do atraso e inseri-la no rumo do progresso novamente, deixando feliz e orgulhoso cada um de seus filhos, naturais ou adotados, presentes ou ausentes, mas que desfrutam do mesmo orgulho de dizer: Eu sou de Caicó, Eu moro em Caicó, Eu amo este lugar!

Recomendo, de público, a todos os nossos secretários, ocupantes de cargos comissionados e demais servidores do Município de Caicó que sejam humildes e atenciosos com nosso povo em todas as situações, pois eles são o nosso chefe maior, a razão primeira de nossas missões enquanto funcionários públicos, temporários ou não.

Convoco cada um de vocês a fazerem uma bela história junto comigo, a de bem servir a Caicó e ao seu povo para, como resultado, termos uma cidade limpa, linda e feliz para se viver hoje e para proporcionar o melhor às gerações que vierem depois de nós.

Na bela música “A Natureza das Coisas”, composta por Acyole Neto e eternizada na voz de Flávio José, nós contemplamos que toda caminhada começa no primeiro passo, mas necessito registrar que antes de hoje, vários passos já foram dados para que estivéssemos aqui, no ponto de largada oficial, numa intenção plena e transparente para fazermos o Melhor pra Caicó numa junção de 9 partidos compostos por amigos homens e mulheres que amam Caicó, aos quais agradeço, que nos fizeram ser seu representante numa campanha limpa, propositiva e vitoriosa que ora é coroada com esta posse para governar nossa cidade pelos próximos 48 meses de mandato.

Foi preciso muito sonho, força de vontade, trabalho e dedicação para vencer todas as dificuldades que já venci na vida pra chegar até aqui.

Eu coloco meus sonhos, minha força de vontade, todos os meus dias de intenso trabalho e dedicação à inteira disposição de todos os dias que estiver a frente dos destinos da nossa cidade

Ao final, Caicó vai tá melhor, muito melhor do que hoje. Todos irão ver!

Em minha vida, sempre palmilhei as pedras de minha caminhada com as pedras da humildade, do trabalho e da legalidade. Venci na vida sem precisar passar ninguém pra trás e é isso que eu ofereço a Caicó. A minha vida e o que há nela de mais precioso: Meu amor e minha dignidade.

E, para mudar esse terrível cenário, elejo 5 palavras: Planejamento, Honestidade, Trabalho, Reconstrução e Modernidade.

Faremos, nos próximos dias, um esforço imenso para conhecermos a fundo a real situação da Prefeitura de Caicó que, como todos sabem, não é nada boa e o Caicoense tem o legítimo direito de saber.

Peço ao meu povo paciência, pois não se resolvem problemas tão grandes em um prazo curto. Aguardem 120 dias para que possam avaliar as primeiras ações de nosso governo, pois em terra mal cuidada é necessário tempo para se ver os frutos da plantação.

Sabemos que são muitas as áreas que requerem atenção imediata e faremos isto. Atuaremos urgentemente para retirar as toneladas de lixo que se encontram nas ruas em todas as regiões da cidade e daremos atenção toda especial para os problemas de saúde do nosso povo, sobretudo, no enfrentamento da perigosa pandemia do covid-19 que bate, com intensidade, a nossa porta novamente. Como médico, pude agir na linha de frente na luta contra este terrível mal que desestabiliza nossa sociedade como um todo.

Padre Antônio Vieira dizia que a mais doce das companheiras da alma é a esperança e, por isso, meus irmãos, afirmo a todos vocês que, entre tantos bons projetos que desejo concluir em favor de nossa gente, destaco o que mais pode mudar a vida de nossa cidade, fazendo-a voltar a ser evidência de projeção econômica e social que um dia já foi no Rio Grande do Norte. Destaco o SISCOM, ….    que criará emprego e renda para nosso povo, onde pretendemos ser um novo centro de produção e comercialização têxtil do sertão nordestino, usando como pilares o empreendedorismo e a sempre disposição de trabalhar do Caicoense. Ora, nada é tão poderoso no mundo que uma idéia cuja oportunidade chegou, disse Hugo Grant.

Ao final do meu governo, quero ser julgado pelo povo e sair pela mesma porta em que entrei, a da dignidade, a única que felizmente conheço.

Não desviarei recursos públicos e nem permitirei que ninguém o faça. Não assumo esse cargo para beneficiar-me ou beneficiar ilicitamente quem quer que seja.

Caicó teve 4 agentes executivos nomeados pelo poder colonial – de 1788 a 1822;

Caicó teve 20 presidentes do executivo municipal de 1822 a 1889 nomeados indiretamente pela monarquia;

desde o início do período republicano em 1889 tivemos intendentes e prefeitos nomeados;

desde 1948, quando Aldo Medeiros foi o primeiro prefeito eleito de Caicó,  que o povo desta amada cidade escolhe democraticamente – pelo voto direto – quem a governa. Eu, Judas Tadeu, sou o 22º prefeito eleito de Caicó e vou honrar meu lugar na história como outros grandes homens já o fizeram.

Desejo entrar para a história como o melhor prefeito de Caicó em todos os tempos. Peço até perdão por ousar a sonhar em ser o melhor, mas acho que um homem tem que traçar objetivos e trabalhar para alcançá-los. Ser o melhor, quero dizer, que serei o máximo que eu puder ser. Nossa terra não tem tempo a perder, o futuro é feito de agora.

Senhores vereadores, desejo ter uma relação boa e harmoniosa com o poder legislativo. Peço a compreensão de todos e os conclamo a unirmos as mãos e os esforços num só objetivo, o de tirar Caicó do desastre em que se encontra virando a triste página que tantos órfãos de serviços públicos primários deixou. É nosso dever. É nossa Missão. Peço que torçam para eu acertar, pois assim, todos ganham.

Há de se pensar, e daí bem refletir, que no confronto entre o riacho e a rocha, o riacho sempre vence – não por meio da força, mas da perseverança. Eu irei perseverar, sempre, em favor de nossa cidade e do nosso povo, pois o melhor de Caicó é o Caicoense.

Como dizia Platão, o que faz andar o barco não é a vela que se vê, mas o vento que não se vê. Por isso, peço a Deus e a Senhora de Santana que nos ilumine em cada dia nossa vida e deste mandato.

Feliz 2021, 2022, 2023 e 2024 a todos!

Um grande abraço!!!”