Doutora Ana Brito: “não faz sentido exigir cadastro prévio para tomar qualquer vacina”, afirma epidemiologista da Fiocruz

Doutora Ana Brito, médica epidemiologista e pesquisadora do Instituto Aggeu Magalhães da Fundação Oswaldo Cruz, PE e professora da Faculdade de Ciências Médicas da UFPE, esclareceu agora há pouco ao blog, questões ligadas a essa fake news que aponta que brasileiros teriam que fazer um cadastro prévio para receber a vacina contra a Covid-19.

Doutora Ana esclareceu:

“A base do Cartão SUS é integrada com a base de CPF da receita federal desde 2014. Com isso, para cada cidadão brasileiro com CPF já existe um número do cartão SUS.

O Cartão SUS também já possui integração com o SI-PNI ( Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização ), que é o sistema de registro das vacinas.

Ou seja, no momento que o usuário vai tomar uma vacina, o SI-PNI já puxa os dados do cartão SUS.

Esse aplicativo ConecteSUS (que é o novo nome do Cartão SUS Digital, que foi lançado em 2015) possui integração com o Cartão SUS, então, do ponto de vista tecnológico, não faz sentido algum exigir cadastro prévio para tomar qualquer vacina”.