Dia Mundial do Gato é comemorado dia 17 de fevereiro

O Dia Mundial do Gato foi criado por uma instituição italiana, com o objetivo de ajudar a promover uma campanha contra os maus tratos contra os gatos.

A ideia do Dia Mundial do Gato, em 17 de fevereiro, se espalhou por todo mundo. Diversas ONG’s e instituições de apoio aos animais, aproveitam esta data para promover a adoção de gatos abandonados, que é outra meta essencial.

Os felinos domésticos também têm um outro dia dedicado exclusivamente para eles: 8 de agosto, conhecido como Dia Internacional do Gato e foi criada já em 2002, por iniciativa da International Fund for Animal Welfare, com o objetivo também de debater e conscientizar os donos, sobre como cuidar corretamente dos seus gatos.

Entender alguns comportamentos e necessidades básicas dos gatos é um passo importante para quem deseja ser um bom dono. Vacinação, castração, e cuidados com alimentação são alguns dos cuidados abordados nas campanhas.

Os gatinhos ainda são protagonistas ao longo do ano do Dia de Abraçar Seu Gato, em 4 de junho. Nos Estados Unidos comemora-se também o Dia Nacional do Gato, em 29 de outubro, e o Dia Nacional do Gato Preto, em 17 de novembro.

No Brasil, de acordo com censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), existem aproximadamente 22,1 milhões de gatos nas casas do país. Entre os benefícios de se ter um gato, os estudiosos apontam que eles reduzem o stress.

Em Caicó a Acapam é uma ONG que protege animais de rua e tem gatos disponíveis para adoção com garantia de castração. Colabore com doações para Acapam e/ou adotando um animal de estimação. A ong tem página no instagram @acapamcaico

Fonte: com informações do site Amambai

Foto divulgação