De uma frasqueira encontrada no lixo, em Natal, o Grupo Carmin criou uma peça que ganhou o país

Hoje, dia 20, às 21h, haverá exibição ao vivo de “A Frasqueira de Jacy”. O espetáculo será exibido no YouTube, no canal IFG Comunidade. Para ser lembrado o internauta pode acionar o sininho da página e será avisado quando a peça for começar.

A peça trata de uma frasqueira encontrada no lixo, contendo vestígios de vida de uma mulher de 90 anos. Este fato real levou o grupo Carmin a conduzir uma investigação que durou 3 anos e que resultou na peça de teatro documental intitulada “Jacy”.

Em 2020, completou 10 anos do encontro de um ator da peça com a Frasqueira, que estava no lixo da Av Prudente de Morais, na capital do Estado.

Também ano passado fez 7 anos da estreia da peça e era o ano em que a Jacy completaria 100 anos, então o Grupo Carmin produziu um novo recorte dessa história: “A Frasqueira de Jacy”. A peça é uma transcrição da peça original, para o formato online, feito ao vivo e com interação de documentos gravados. É uma nova obra atualizada para o período de quarentena.

A peça Jacy teve sua estreia em 2013 com sucesso de público e crítica. Em 2015 estava na lista das 10 melhores do jornal Estado de São Paulo e em 2016 fez apresentações em 16 Estados do Brasil pelo projeto Palco Giratório do Sesc, além de temporada no Sesc Copacabana, no Rio de Janeiro. No ano seguinte, 2016, o grupo recebeu o prêmio Cenym como melhor Grupo de Teatro.

Fonte/ Foto Divulgação