Casa do Cordel lança 4a edição da coleção “Dez Mulheres Potiguares” e entre as homenageadas está Dodora Cardoso, de Caicó

A Coleção de cordéis Dez Mulheres Potiguares, que homenageia mulheres que fizeram história no Rio Grande do Norte, chega a sua 4a edição, e a Casa do Cordel lança dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher,  mais uma coleção de cordéis “Dez Mulheres Potiguares”.

A coleção homenageia, em versos, dez mulheres que fazem ou fizeram história nas terras potiguares e é totalmente elaborada por mulheres, tanto os versos quanto as capas em xilogravuras feitas pelas artistas Célia Albuquerque e Cecília Guimarães.

Entre as homenageadas está Dodora Cardoso, de Caicó. A poetisa Jardia Maia conta em sextilhas a trajetória da cantora que canta, levando o nome de Caicó e Seridó por onde passa.

Entre as poetisas está Vani Fragosa, que homenageia a revolucionária do levante comunista de 1935 em Natal, Amélia Reginaldo. Já Raquel de Souza versa sobre Ana Floriano, líder do Motim das Mulheres em Mossoró, que é um dos marcos históricos de Mossoró. A história da índia guerreira Clara Camarão é contada em versos por Natalie Melo, e a poetisa Geralda Efigênia narra a história de Elizabeth Nasser, símbolo da defesa das mulheres.

Em momento de devido reconhecimento a ciência e aos profissionais de Saúde, a Fátima Régis faz homenagem ao papel da médica Giselda Trigueiro, na medicina humanizada. Jussiara Soares traz em versos o humanitarismo de Maria Alice Fernandes, e Sírlia Lima homenageia em seus versos a técnica de enfermagem Maria das Graças Pereira, primeira pessoa a receber a vacina contra a Covid-19 no RN e profissional da linha de frente no enfrentamento ao Coronavírus.

A poetisa Rita Cruz evidencia a história de Maria Queiroz Baía, educadora e primeira vereadora cadeirante em Natal que enfrentou com firmeza o preconceito e a discriminação. E Rosa Regis, versa sobre Vó Maria, rendeira da Vila de Ponta Negra, grande mestra e patrimônio da cultura potiguar.

O lançamento da 4a edição da coleção “Dez Mulheres Potiguares” acontece dia 08 de março, às 18 h, em live no Instagram da Casa do Cordel: @casa.docordel.

Fonte: @casa.docordel

Foto Divulgação