Câmara propõe criação de Banco de Materiais e Equipamentos Ortopédicos para Caicó

Com o intuito de disponibilizar materiais ortopédicos, os vereadores dicutiram na sessão desta quarta-feira (19), a criação de um Banco Municipal para empréstimos de equipamentos destinados a pacientes que necessitem do auxílio.

A questão foi levantada pelo vereador Andinho Duarte que defendeu a importância da disponibilização dos ítens adequados ao tratamento de saúde, garantindo melhorias aos pacientes em todos os aspectos, especialmente garantindo conforto e cuidados necessários a possibilitar uma boa recuperação dos doentes e idosos.

De acordo com o que foi discutido na Casa Legislativa deve conter no banco de materiais, ítens como cadeiras de roda, cadeiras de banho, muletas, andadores, bengalas, camas hospitalares, tipóia, papagaios, comadres, entre outros artigos.

Outro questionamento levantado durante a sessão, diz respeito a concessão do empréstimo e devolução, onde foi defendido que será cedido apenas para pacientes em tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS), e que no ato de disponibilização deve ser apresentado documento de identificação, comprovante de residência e indicação de um profissional da saúde habilitado.

Após o uso, o usuário deverá devolver o equipamento em bom estado. Em caso de perda, não devolução ou danos, o mesmo será responsável pelo conserto ou restituição. A indicação será encaminhada para a Prefeitura de Caicó para ser apreciada e analisada a sua viabilidade.

Fonte Assessoria da Câmara