Câmara discute realização de campanha para prevenir as arboviroses

A Câmara de Vereadores de Caicó discutiu nesta quarta-feira (19), a possibilidade da Secretaria de Saúde do município realizar uma Campanha para combater o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, Zika Vírus e Chikungunya. A indicação foi do vereador Preto Costa (PSDB) que relatou o aumento considerável de mosquitos nos bairros com a chegada do período chuvoso.

A prevenção é a principal forma de combater o Aedes aegypti, por isso, é importante que se faça um trablho educativo para que a população não baixe a guarda com relação aos cuidados.

É importante recomendar que a população deve manter os quintais sempre limpos e recolher objetos que possa acumular água, como pneus velhos, latas, recipientes plásticos, tampas de garrafas, copos descartáveis e até cascas de ovos. O lixo doméstico deve ser acondicionado em sacos plásticos e descartado adequadamente, em depósitos fechados.

Os sintomas mais comuns da dengue são febre alta, dor no corpo (muscular e/ou articulações), dor de cabeça e atrás dos olhos, além de erupções na pele. Há ainda os “sinais de alarme”, como dor abdominal persistente, sinal de sangramento e tontura.

“Mesmo com a pandemia de Covid-19, não podemos esquecer de forma nenhuma do combate às arboviroses e de atitude simples no dia a dia, como olhar o quintal e identificar possíveis focos do mosquito. É importante verificar se não já nenhum recipiente ou reservatório que possa acumular água”, lembrou o vereador.

Fonte Assessoria da Câmara