As Lydias Brasileiras, de Caicó, lançam vídeo de música e poesia nesta quinta no YouTube

Nesta quinta-feira, 18, a partir das 19h, o projeto Lydias Brasileiras – empreendedorismo coletivo de mulheres, de Caicó, apresenta seu terceiro vídeo com músicas e poesias, que trazem o sertão e a representatividade da mulher, nos versos e nas músicas.

O projeto apresenta quatro vídeos no canal de YouTube Lydias Brasileiras, lançados neste mês de março, sendo também alusivo ao mês das mulheres. O primeiro já foi divulgado dia 11 de março e o segundo, dia 15.  As gravações foram realizadas na Casa de Cultura Popular de Caicó e nesta quinta, a partir das 19h, o terceiro vídeo é lançado.

Entre as músicas do repertório do grupo, estão as regionais “Banquete dos Signos”, “Pau de Arara”, “Roendo Unha” e muitas outras de Elba Ramalho, Marinez, Luiz Gonzaga. Outra música marcante do repertório das Lydias Brasileiras é a música “Triste, Louca ou Má”, da banda Francisco, El Hombre.

O coletivo artístico cultural Lydias Brasileiras surgiu em 2019, formado por cinco mulheres que cantam, recitam, tocam instrumentos e encantam, nas artes e em outros segmentos que atuam em sociedade: Sandra Rosário – assistente social, Agnes Félix – nutricionista e doula, Vitórias Dantas – assistente social, Ana Cláudia – professora e Téssia Mara – profissional do setor privado.

O nome do grupo “Lydias Brasileiras”  homenageia a educadora e artista Lydia Brasileira, professora aposentada atuante em sociedade, com destaque para a defesa da Educação, da natureza, e das artes.

O projeto foi contemplado pelo edital 06/2020 da Lei Aldir Blanc, do Município de Caicó.