Arquiteta Lívia Nobre lança revista sobre patrimônio arquitetônico de Caicó

A pesquisa de mestrado da arquiteta caicoense Lívia Nobre virou revista, já está disponível em plataforma virtual e em breve será lançada a versão impressa, com distribuição gratuita. A Revista Arcaicó é uma publicação que discute patrimônio cultural e a arquitetura antiga caicoense.

“Convido você para se voltar para a cidade com um olhar de carinho. Para entender o que Caicó tem de especial, e aprender a cuidar melhor disso, das casas, das construções que fazem parte da história do lugar que amamos”, destaca Lívia no editorial.

Além de uma seleção de imagens de construções antigas e dicas de preservação, a revista também traz poesia de Edcarlos Medeiros e uma galeria de fotos de Adonay Dantas.

A jovem Lívia ingressou no curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRN em 2010, onde conheceu a professora Edja Trigueiro, nascida também em Caicó, que lhe apresentou um acervo de fotos das casas antigas das cidades do Seridó potiguar, retratadas entre 1995 e 2000. Em um projeto de extensão da universidade intitulado “Inventário de uma herança ameaçada”, Edja e sua equipe documentaram construções antigas que indicavam o desenvolvimento dessas cidades ao longo da história.

“Me debrucei sobre o acervo de Caicó desde então e levei isso comigo até o mestrado. Observei a destruição de várias construções antigas, e a descaracterização de muitas outras. Em paralelo, noto o quão evidente é o amor que se tem por Caicó. Comecei a pensar então que as pessoas já amam essa cidade, mas poderiam pensar em um melhor modo de amar”, justifica Lívia sobre a pesquisa e a publicação.

As pessoas já podem acessar a revista em www.revistaarcaico.com

Fonte @caicocriativa